“Potencialmente perigoso”: asteroide 3x maior do que um campo de futebol passará “perto” da Terra nesta quinta-feira

de Merelyn Cerqueira 0

Cálculos divulgados pela NASA mostram que uma rocha espacial de diâmetro estimado em 150 e 330 metros passará próximo da Terra na quinta-feira (27).

A uma velocidade 11,37 km/s, o asteroide chegará a uma distância de 6,7 milhões de km de nós, o que, em medidas astronômicas e relativamente perto.

Nomeado como KV2 2008, quando foi descoberto, o viajante cósmico foi estimado ter passado pela primeira vez na Terra em 1900, de modo que a próxima aparição seria em 2199.

No entanto, os cientistas descobriram que KV2 2008 é na verdade um visitante frequente. Assim como a Terra, ele orbita o Sol, mas nem sempre chega tão perto de nós. Após a passagem na quinta-feira, ele provavelmente se aproximará novamente em 2021 e duas vezes em 2022, de acordo com a NASA.

A agência está prestando atenção neste asteroide como uma forma de monitorar todos os objetos próximos da Terra (classificados como NEOs) que se aventuram dentro de uma zona entre 146 milhões e 195 milhões de km do Sol.

O asteroide KV2 2008 está passando a 0,05 unidade astronômica (AU) da Terra (chegando a 0,045 UA do nosso planeta). Por causa disso, e por causa de seu tamanho, é considerado um “asteroide potencialmente perigoso”.

Para efeito de comparação, uma UA é igual à distância média entre a Terra e o Sol. A passagem do asteroide também será muito rápida, a 40.800 km/h.

Fonte: Live Science / Scienze Foto: Reprodução / Max Pixel

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
error: Proibida a cópia sem autorização.