Uso de contraceptivos hormonais pode aumentar risco de depressão, segundo estudo

de Julia Moretto 0

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Copenhague (Dinamarca), e publicado na revista Archives of General Psychiatry, concluiu que as mulheres que usam contraceptivos hormonais – pílulas anticoncepcionais, implantes ou anéis vaginais – estão em maior risco de desenvolver depressão e usar antidepressivos.

De acordo com um estudo anterior, as mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona podem desempenhar um papel importante na depressão. O objetivo do estudo foi avaliar estas duas substâncias e de antidepressivos. Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram dados do Prescription Danish National Register e da Psychiatric Research Central Register que listam mais de 1 milhão de mulheres com idades entre 15 e 34 anos de idade, sem depressão ou uso de antidepressivos no início do teste. As pacientes, em média, foram observadas por 6,4 anos.

Durante o acompanhamento, 55,5% das mulheres utilizavam contraceptivos hormonais. Do total, 23.077 foram diagnosticadas com depressão e 133,178 prescrições de antidepressivos foram assinadas pela primeira vez. Em geral, em comparação com mulheres que não usaram contraceptivos hormonais, essas mulheres tinham maior risco de depressão (1,23 vez) e de usar antidepressivos (1,34 vez). O risco era ainda maior para adolescentes com idade entre 15 e 19 anos: elas tinham 1,8 mais chance de ter depressão e 2,2 mais chances de usar antidepressivos.

Nossos dados indicam que adolescentes são mais sensíveis do que mulheres mais velhas em relação ao uso de antidepressivos ou ao diagnóstico de depressão. Essa relação pode ser influenciada pelo fato de que adolescentes são mais vulneráveis à depressão“, comenta o coautor, Oevind Lidegaard.

[ Muy Interesante ] [ Fotos: Reprodução / Muy Interesante ]

Jornal Ciência