Tubarão raro é capturado na costa escocesa e chama atenção por sua aparência incomum

de Bruno Rizzato 0

Uma espécie rara de tubarão de águas profundas foi encontrada na costa da Escócia.

O Pseudotrakis microdon foi capturado por biólogos marinhos que participaram de uma pesquisa de marcação de criaturas marinhas, nas Hébridas Exteriores. Foi apenas a segunda vez que o peixe, que pode chegar até aos 3 metros de comprimento, foi encontrado nas águas em torno da Escócia.

Vivendo em profundidades de até 1.400 metros, eles já foram encontrados em várias partes do mundo, inclusive Canadá, Brasil, Portugal, Islândia, Nova Zelândia, Havaí e Japão. Com seus longos olhos estreitos e corpo pesado, ele nada lentamente no fundo mar, alimentando-se de peixes e invertebrados, além de limpar carcaças.

tubarao-raro-costa-da-Escocia_01

A criatura lenta ganhou o seu nome científico “microdon” devido às fileiras de dentes minúsculos em grande quantidade em sua enorme boca. Os cientistas que trabalham para a Marinha Escocesa, que capturaram a criatura, disseram que o número de tubarões e peixes cartilaginosos conhecidos como elasmobrânquios, aumentaram ao redor da Escócia. Um porta-voz do Scottish Shark Tagging Programme (Algo como Programa Escocês de Marcação de Tubarões), do país, disse que o animal de 2 metros e aparência estranha, pesa 60Kg.

tubarao-raro-costa-da-Escocia_02

Eu fiquei bastante surpreso quando ele desembarcou em nosso barco. Nós não víamos um desses em dez anos. Não é exclusivo da Escócia, mas é certamente interessante ter a chance de observar uma criatura grande e diferente como essa. Ele se parece muito com um sofá macio abandonado”, disse o Dr. Francis Neat, um dos membros da equipe.

Os pesquisadores rapidamente mediram e pesaram o animal, para devolvê-lo à água. Um porta-voz do Programa disse ter adicionado a espécie na lista de tubarões que residem em águas britânicas. “Nós nunca vimos esse tipo de tubarão na Escócia antes e é ótimo poder adicioná-lo à nossa longa lista de espécies. Não muito tempo atrás, fomos informados de que haviam apenas 32 diferentes tipos de tubarão em águas escocesas, mas, no ano passado, nós descobrimos que existem 72 espécies diferentes, muitas das quais estão em águas profundas”, disse ele.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência