Um reino da Idade das Trevas foi redescoberto na Escócia

de Julia Moretto 0

Pouco depois da queda do Império Romano do Ocidente, os bárbaros varreram a Grã-Bretanha e o caos reinou.

Grandes estruturas e glórias arquitetônicas da chamada Idade das Trevas já foram perdidas no tempo, mas como relatado pelo site LiveScience, o núcleo de um desses reinos pode ter sido encontrado recentemente. 

Um novo livro, “The Lost Dark Age Kingdom of Rheged”, conta a história de como arqueólogos tropeçaram em algumas das fortificações originais em Trusty’s Hill em Galloway, na Escócia.

Eles faziam parte do Galloway Picts Project, uma iniciativa de 2012 em que especialistas estudaram as gravuras deixadas em pedra por um povo medieval chamado Picts.

reino-perdido-1

Depois da escavação das gravuras, os pesquisadores descobriram que as fortificações de madeira e pedra se elevavam pelo chão.

Ao escavarem mais um pouco, encontraram uma oficina – que usava prata e ouro – e até mesmo um salão real estava a abaixo da superfície.

Na verdade, parece que a estrutura era algo chamado de “fortaleza nucleada”, que protegia a realeza local de sua terra.

A empresa privada GUARD Archaeology, que liderou a escavação, juntamente com 60 voluntários, disse que as ruínas remontam ao ano 600. O local era o centro de um território de propriedade de alguém de alguma família de status e poderia mesmo ter sido o coração do reino de Rheged, governado pelo rei Urien.

 reino-perdido-2

Sua principal contribuição para a cultura britânica tem sido poesia épica, que evoca imagens poderosas de um reino que poderia ter incluído grandes faixas do norte do país.

A linhagem real tradicional de Urien vai tão longe quanto Coel Hen, um governante que alguns consideram ser uma figura mítica. Embora não possa ser confirmado ainda que estas ruínas são de fato o Reino de Rheged, a descoberta parece promissora.

Eles teriam escalado o caminho até o ponto onde duas faces de pedra são adornadas com esculturas de Pict, em que GUARD descreve como formando uma “entrada simbólica”, um rito literal de passagem, onde os rituais de inauguração real foram conduzidos.

Ao entrar na cúpula, pode ser observada a vista do salão do rei na parte mais alta da colina do lado oeste, onde se realizavam banquetes. Quanto aos símbolos, eles provavelmente permanecerão um mistério.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência