Monstro marinho que viveu durante o Jurássico Médio é analisado 50 anos após ter sido encontrado

de Merelyn Cerqueira 0

A Escócia tem uma certa reputação quando o assunto são monstros marinhos. Porém, enquanto Nessie ainda é considerado material de mitos e lendas, o Monstro do Lago Storr (Loch Storr) é uma realidade.

De acordo com informações da IFL Science, o esqueleto fossilizado da criatura foi descoberto em 1996, na Ilha de Skype, próximo a uma usina. Com quatro metros de comprimento, esse réptil viveu no mar durante o Período Jurássico Médio, e é um dos esqueletos mais completos da família de ictiossauros já descobertos na Escócia.

Contudo, apesar da raridade do achado, e como estava preso em uma rocha muito densa, ele foi mantido nas instalações de armazenamento do Museu Nacional da Escócia por 50 anos. De acordo com o paleontólogo Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo, o fóssil foi mantido em segurança pelo museu por que “não havia o conhecimento necessário para libertá-lo da rocha muito densa que o cercava, ou perícia para estudá-lo”. Agora, no entanto, ele disse finalmente ter obtido tais conhecimentos.

No momento, uma equipe de paleontólogos da Universidade está estudando o fóssil. Embora ainda seja cedo para os pesquisadores fornecerem explicações, eles acreditam que a descoberta poderia lançar uma luz sobre como os ictiossauros evoluíram durante o Período Jurássico Médio – já que há poucas evidências de tal momento. Após ser analisado pelos especialistas, o fóssil do Monstro do Lago Storr será colocado em exposição para o público.

“Ictiossauros, como o Monstro do Lago Storr, dominavam os mares, enquanto os dinossauros andavam pela terra. Seus ossos são excepcionalmente raros na Escócia, o que torna este espécime uma das ‘joias da coroa’ de fósseis escocesas”, disse o Dr. Brusatte.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência