Escócia demonstra interesse em energia limpa e terá a maior fazenda eólica flutuante do mundo

de Bruno Rizzato 0

O governo escocês aprovou a construção da primeira fazenda flutuante para desenvolvimento de energia eólica do Reino Unido, que será a maior do mundo. Ela está prevista para ser instalada a 25 quilômetros da costa de Peterhead.

A fazenda, chamada de Hywind, será desenvolvida pela empresa de energia norueguesa Statoil e deverá gerar energia suficiente para abastecer cerca de 20 mil casas.

“Hywind é um projeto extremamente emocionante em termos de geração de eletricidade e inovação tecnológica. Ele vai testar nossa experiência do setor e nossa mão-de-obra qualificada, agora que a Statoil escolheu a Escócia para abrigar o maior parque eólico flutuante do mundo”, disse John Swinney, primeiro vice-ministro do país.

A fazenda irá abranger cinco turbinas flutuantes de 6 megawatt (MW) capazes de gerar 135 Gigawatt-hora (GWh) de energia elétrica anualmente. Ao contrário de turbinas eólicas em terra, as turbinas Hywind serão ancoradas no fundo do mar e vão transportar sua eletricidade através de cabos submarinos para a costa.

A notícia vem apenas alguns dias após o anúncio de um projeto de parque eólico flutuante gigante no Reino Unido, e sinaliza uma mudança na forma como fornecedores de energia veem fontes de energia renováveis, agora que os preços para a produção dessa energia são competitivos.

Em outubro do ano passado, constatou-se que o mundo está no caminho certo para obter mais de um quarto da sua energia a partir de energias renováveis ​​até 2020. Um feito impressionante, graças ao custo-benefício dos geradores de energia limpa, como turbinas de vento.

É promissor ver governos e empresas com interesses em energia limpa, mesmo que sejam motivados por fatores econômicos, não ambientais. Especialmente, no período que antecedeu às negociações climáticas extremamente importantes, em Paris. “Fazendas flutuantes representam uma nova e cada vez mais significativa e competitiva fonte de energia renovável”, disse Irene Rummelhoff, vice-presidente executiva de novas soluções energéticas da Statoil.

“O objetivo da Statoil com o desenvolvimento deste parque piloto é demonstrar uma solução comercial utilizando o vento em escala flutuante, para aumentar ainda mais o potencial de mercado global. Estamos orgulhosos de desenvolver este projeto único na Escócia, em uma região que tem ótimas condições de vento, uma forte cadeia de abastecimento de petróleo e gás e políticas públicas de apoio”, concluiu.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Governo da Escócia

Jornal Ciência