Mulher precisou amputar a perna por bolha que apareceu após usar salto alto

de Julia Moretto 0

Lorraine Burnett, de 37 anos, de Dunfermline, na Escócia, teve que amputar a perna depois de desenvolver uma infecção devastadora no pé após uma noite de dança, no Natal de 2008.

Ela conta que passou a noite toda dançando com o salto e desenvolveu uma bolha dolorosa em seu pé esquerdo, que infeccionou. Apesar do tratamento com antibióticos, a infecção não foi curada e, em dois anos, os médicos deram a notícia de que sua perna teria de ser amputada. Está é a primeira vez que Lorraine fala sobre sua experiência e disse que espera passar o Natal com uma perna nova que substitua a prótese padrão dada pelo NHS (serviço de saúde da Inglaterra).

mulher-teve-que-amputar-a-perna

A nova perna significaria uma nova vida para mim”, ela disse. Ela também completou que havia se divertido durante a noite em questão: “Mas, em seguida, dois anos mais tarde, eu tive minha perna removida. Parte meu coração pensar que meus saltos custaram a minha perna”.  “No dia seguinte, havia uma bolha vermelha grande na minha perna esquerda”, completou Lorraine. Em dezembro de 2008, uma semana após a ferida aparecer, Lorraine procurou um médico, pois o machucado estava tão dolorido que ela mal conseguia andar. Os especialistas receitaram antibióticos e aconselharam a limpeza regular da ferida. Porém, a bolha não curou e ela ficou incapaz de andar normalmente, deixando de realizar suas funções no trabalho.

Após perceber que o problema era maior, ela foi encaminhada ao Hospital Ninewells, em Dundee, para um tratamento. “Eu tive uma infecção após a infecção e a solução foi remover a pele contaminada”, disse ela. Os médicos recomendaram a amputação da perna e, em novembro de 2010, ela realizou a cirurgia, que durou cerca de cinco horas, no Hospital Ninewells.

mulher-teve-que-amputar-a-perna_3

Com a filha Megan, que na época tinha 10 anos, Lorraine teve de ir morar com a família enquanto se adaptava à nova vida. “Eu tive que desistir do meu trabalho. Eu não podia acreditar o quanto minha vida tinha mudado”, disse Lorraine. Lorraine acredita que ter diabetes tipo 2 foi um fator para a amputação. Isso porque complicações com a doença incluem danos nos nervos e na circulação sanguínea.

Além da cicatrização mais lenta, as pessoas com esse tipo de doença possuem problemas como feridas na pele, ou úlceras. Esses problemas podem passar despercebidos e se tornar tão graves que a amputação é necessária. Pessoas com diabetes são até 30 vezes mais propensas a terem que amputar um membro devido à forma como a doença afeta a circulação do sangue.

Lorraine vive com sua filha estudante Megan, agora com 17 anos, e procura substituir sua perna protética fornecida pelo NHS por um modelo mais moderno, porém mais caro.  Ela começou uma campanha para levantar fundos. “Uma nova prótese significaria que eu iria poder mostrar a minha perna. Ter uma outra prótese seria o mais incrível presente de Natal”, disse ela. Quem sabe, eu poderia até ser capaz de usar saltos altos novamente”, completou.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência