Antigo reino esquecido foi descoberto na Escócia

de Gustavo Teixera 0

Os bárbaros varreram as terras da Grã-Bretanha e o caos reinou após a queda do Império Romano do Ocidente.

 

Reinos medievais começaram a ser erguidos e muitos desses castelos foram encontrados, mas recentemente acharam o núcleo desses reinos, que há tempos havia sido esquecido. O livro chamado “The Lost Dark Age Kingdom of Rheged” relata como os arqueólogos se depararam com fortificações deste núcleo dos reinos em Hill Trusty, Galloway, na Escócia. 

 

Os arqueólogos estavam lá devido a uma iniciativa de 2012 chamada Galloway Picts Project que estudava imagens deixadas pelo povo medieval Pictos em pedras. Os pesquisadores encontraram fortificações de madeira e pedra após a escavação em torno das gravuras.

trustys-hill-pictish-symbols

Conforme as escavações progrediam, os arqueólogos descobriram um salão real, e uma oficina de ferreiro. As estruturas encontradas se parecem com algo chamado de “fortaleza nucleada”, uma espécie de bastião que tinha a função de proteger a realeza. A escavação foi liderada pela empresa GUARD Archaeology que contava com 60 voluntários para desbravar as ruínas deste reino, que, segundo a empresa, é do ano 600.

 

O local provavelmente era o centro de um território de alguma família com bastante poder aquisitivo, e estima-se que poderia ser o centro do reino de Rheged, que foi governado pelo Rei Urien. Existem poesias épicas na cultura britânica que descrevem imagens poderosas do reino. Mesmo que ainda não tenha sido confirmado que essas ruínas são mesmo do Reino de Rheged, a descoberta mostra ser promissora.

 

A empresa GUARD descreve que no local existe uma “entrada simbólica, um rito literal de passagem, onde os rituais de inauguração real foram conduzidos. Ao entrar na cúpula, é possível ter a vista do salão do rei na parte mais alta da colina, no lado oeste, onde se realizavam os banquetes”. A simbologia encontrada no local provavelmente continuará sendo um mistério, pois não existe nada que possa ser interpretado da forma correta.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Live Science / Wikimedia ]

Jornal Ciência