Misteriosa “bola de fogo” ilumina céu da Escócia e deixa as pessoas aterrorizadas

de Bruno Rizzato 0

Um vídeo mostra o momento em que um suposto “meteoro” iluminou o céu da Escócia na noite de ontem, 29, aterrorizando a população.

Moradores das cidades de Inverness a Edimburgo, relataram ter visto uma luz branca, vermelha ou azul que varreu o horizonte, emitindo um ruído forte com duração de até dez segundos, antes do breu da noite escocesa ficar iluminada. 

A Polícia da Escócia disse ter recebido cerca de mil chamadas telefônicas e confirmou que era provável que a “bola de fogo” que as pessoas diziam seja um tipo de meteoro. O Met Office (Escritório de Meteorologia), o serviço oficial do Reino Unido, declarou que não houve tempestades sobre a Escócia.

Houve sugestões de que o fenômeno poderia ter sido um estrondo sônico de uma aeronave ou do alargamento de um satélite. Porém, não houve relatos de aeronaves em perigo e o Ministério da Defesa não tinha conhecimento de quaisquer eventos na área – mas não quis comentar se as alegações de que estavam ligadas a uma aeronave.

meteoro-na-Escocia_001

Os astrônomos que presenciaram o fato, disseram que era mais provável de ser um meteoro queimando, por conta da forma com a qual ele entrou em contato com a atmosfera da Terra. Caso seja um meteoro, ele provavelmente queimou antes de atingir o solo, mas mesmo assim, muitas pessoas estão procurando detritos dele na região.

Um porta-voz da polícia escocesa, da região de Edimburgo, disse que eles começaram a receber repetidas chamadas na segunda-feira à noite. “Uma pessoa nos disse que o céu havia sido iluminado com um objeto como uma bola de fogo. Outra pessoa disse que havia um estrondo muito alto e outros disseram que a casa tremeu. Sabemos que a polícia de Inverness e nas regiões sul também receberam chamadas semelhantes. O fato foi visto por pessoas em toda a Escócia. Temos verificado e acreditamos que seja provável que isso seja uma chuva de meteoros”, declarou.

Uma porta-voz do Ministério da Defesa disse que não iria discutir se havia uma ligação a outras operações na área, mas o meteorologista do canal STV, Sean Batty, aumentou o mistério.

“Eu recebi diversos tweets de todo o Norte e Leste do país, esta noite, com pessoas relatando um grande estrondo e um grande clarão no céu. A maioria dos tweets vêm de Perthshire, Angus, Aberdeenshire e Moray. Não há tempestades sendo relatados em qualquer lugar na Escócia esta noite, portanto, não deve ser um relâmpago. Minha única conclusão seria que este é verdadeiramente um meteoro que queimou e explodiu durante a entrada na nossa atmosfera superior”, relatou ele.

Em 2013, um meteoro que explodiu sobre a Rússia com a força de 40 bombas atômicas de Hiroshima. A análise confirmou que ela era o maior em um século. O meteoro virou uma bola de fogo que explodiu em Chelyabinsk, causando danos em até 80 quilômetros de distância do ponto de impacto. De acordo com estimativas preliminares da agência espacial Russa Roskosmos, o objeto deslocava-se ao longo de uma trajetória baixa com uma velocidade de aproximadamente 30 km/s (equivalente a 108 000 km/h).

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência