Saiba mais sobre o misterioso som que surpreendeu o primeiro astronauta chinês no espaço

de Merelyn Cerqueira 0

Yang Liwei, primeiro astronauta chinês a ir para o espaço, relatou ter ouvido o som de um “martelo batendo em um balde de ferro” que o deixou preocupado e nervoso durante sua missão espacial inaugural, de apenas 21 horas, realizada em outubro de 2003. Em declarações recentes, ele revelou que, embora não tivesse dito nada à época, outros astronautas a bordo das naves Shenzhou 6 e Shenzhou 7, também relataram ter ouvido barulhos similares.

De acordo com informações do jornal Daily Mail, em sua missão, Liwei tripulou sozinho o Shenzhou 5, lançado ao espaço em 16 de outubro de 2003, tornando-se o 241º humano a chegar ao espaço. Embora ele tivesse motivos de sobra para celebrar tal honra, disse ter ficado assombrado pelo que ouviu enquanto estava a bordo da nave.

Em uma entrevista concedida a uma rede de televisão chinesa, ele afirmou que se tratavam de eventos aparentemente sem motivo, caracterizados por batidas que surgiam de vez em quando. “Elas não vinham nem do lado de fora e nem da nave espacial, mas soavam como se alguém estivesse batendo no corpo da espaçonave, assim como um o bater de um martelo em um balde de ferro”.

astronauta-chines_02

O som de fato o deixou muito nervoso, fazendo com que se movesse em torno do veículo na esperança de encontrar sua origem. No entanto, nada parecia fora do comum. Findada a missão de 21 horas, ele retornou à Terra e tentou simular os ruídos com instrumentos, esperando que técnicos da agência espacial chinesa pudessem resolver o mistério, algo que ainda não aconteceu. A fim de prevenir o que sentiu, ele aconselhou os astronautas das missões Shenzhou 6 e Shenzhou 7 a não entrarem em pânico. “Antes irem ao espaço, disse que o som era um fenômeno normal e que não havia necessidade de se preocuparem”.

Possíveis explicações

Segundo a professora Monica Grady, em um artigo para o The Conversation, ondas sonoras que se propagam mecanicamente como uma vibração, normalmente, precisam de um meio (líquido, sólido ou gasoso) para viajar. Apesar do espaço interplanetário (e interestelar) não ser completamente vazio, as moléculas de gás e os grãos de poeira são tão esparsos que não formam um meio contínuo que permita que as ondas sonoras sejam transmitidas diretamente”, explicou.

Para o professor Goh Cher Hiang, especialista da Universidade Nacional de Cingapura, “se estava batendo, poderia ser algo físico que ficou grudado à nave que levava o astronauta”, explicou ele em entrevista à BBCJá para seu colega Wee-Seng Soh, o som poderia ter sido “resultado da expansão ou contração da nave, especialmente quando a temperatura do exterior da mesma pode ter mudado consideravelmente uma vez que entrou em órbita”.

Contudo, de acordo com a hipótese do próprio Yang, o som poderia ter sido consequência da reação da pressão do ar, que provocou mudanças na estrutura da nave espacial ao sair da atmosfera terrestre em direção ao espaço. Além disso, ele acrescentou que o ar que escapava dos objetos dentro da cúpula espacial também poderia ter causado o ruído.

Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Wikipedia / Wikimedia ]

Jornal Ciência