“Rússia está preparada”: Putin anuncia suspensão do tratado de armas nucleares com os EUA e gera tensão mundial

O presidente russo Vladimir Putin abandonou nesta terça-feira (21/02) o tratado nuclear que tinha com os EUA e disse que a Rússia está pronta caso os norte-americanos façam testes nucleares primeiro

de Redação Jornal Ciência 0

Vladimir Putin surpreendeu a todos nesta terça-feira (21/02) ao declarar em comunicado à nação que está abandonando o tratado de controle de armas nucleares que a Rússia havia assinado com os EUA.

Perto de completar 1 ano de guerra após a Rússia ter invadido a Ucrânia, Putin ressaltou em declaração oficial: “Me vejo obrigado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado de armas ofensivas estratégicas”, segundo informações da BBC.

Para Putin, a Rússia deve estar preparada para iniciar, a qualquer momento, testes com armas nucleares se os Estados Unidos iniciarem primeiro.

O acordo chama-se New START (Tratado de Redução de Armas Estratégicas, em tradução do inglês), assinado em 2010 entre os dois país.

Os EUA acusam a Rússia de ter violado o tratado recentemente após impedir que inspeções fossem realizadas, para assegurar que todas as cláusulas sobre o enriquecimento e produção de armas nucleares estão sendo cumpridas.

Mikhail Ulyanov, representante do país para organizações internacionais na Europa, salientou via Twitter que, apesar das declarações, a Rússia pode voltar ao Tratado, mas apenas se certas circunstâncias forem estabelecidas.

Ainda segundo a BBC, o presidente da OTAN, Jens Stoltenberg, fez um apelo para que Putin reconsidere a decisão e volte atrás, desistindo de suspender o tratado.

O discurso do presidente russo ao vivo na TV teve 2 horas de duração, onde fez acusações novamente contra o Ocidente que seria o verdadeiro culpado pelo início da guerra.

Para Putin, o fato de a OTAN fazer novas alianças, aumentando seu poder defensivo e o Ocidente apoiando a Ucrânia, é uma demonstração de risco ao país e que a Rússia “está apenas se defendendo”.

O presidente ressaltou ainda que é impossível vencer a Rússia no campo de batalha e, entre as inúmeras acusações contra o Ocidente, fez um desabafo: “Eles culpam os russos por tudo”, disse.

O que é o Tratado New START?

Foi assinado pelas duas nações em 2010 assegurando que cada um dos países teria direito a produzir “apenas” 1.550 ogivas nucleares de longo alcance.

O nome “new” (novo, em inglês) foi acrescentado porque existia um tratado anterior, chamado apenas de START, onde o número de ogivas nucleares permitido era bem maior.

Neste novo acordo, além do número de ogivas ser menor, previa também autorização para que inspeções fossem realizadas nas instalações nucleares, garantindo que todas as cláusulas assinadas fossem cumpridas.

Fonte(s): BBC Imagem de Capa: Reprodução / Sputnik News

Jornal Ciência