“Vou contar tudo para Deus”, diz criança síria vítima da guerra pouco antes de morrer

de Merelyn Cerqueira 0

Milhares de pessoas já morreram desde o início da guerra na Síria em 2011.

Oito anos depois, e apesar do mundo tê-la silenciado, o conflito que começou dentro do contexto da Primavera Árabe (série de protestos contra o governo de Bashar al-Assad, persiste até os dias de hoje, matando mais de 450 mil pessoas inocentes e forçando o deslocamento de milhões de pessoas para outros países.

Em meio a essa situação desoladora, um menino sírio de apenas três anos comoveu o mundo quando, pouco antes de morrer, exprimiu tamanha sensibilidade e inocência perante o conflito.

A imagem do menino tornou-se viral no Facebook e Twitter desde 2013 e contava que, pouco antes de morrer em um hospital devido aos ferimentos aparentemente causados pela explosão de uma bomba, ele teria dito:


Vou contar tudo para Deus”.


De acordo com o jornal Meio Norte, especialistas afirmaram ser impossível verificar a veracidade da imagem, no entanto, ela de fato ilustra a dor e sofrimento das vítimas da guerra civil que assola o país.

Desde o início do conflito, a Organização das Nações Unidas (ONU) acusa o governo de cometer graves violações humanas, incluindo a prática de torturas, desaparecimento e morte de milhares de pessoas, incluindo crianças.

A guerra também provocou uma crise de refugiados. Segundo estimado pela ONU, cerca de 5,5 milhões de pessoas já deixaram a Síria, além de outros 6 milhões em atual estado de deslocamento interno.

No total, as mais de 11,5 milhões pessoas representam quase metade da população do país, fazendo deste o maior em número de refugiados no mundo.

Fonte: One India Foto: Reprodução / One India

Jornal Ciência