Após 35 anos, estas 28 fotos mostram a verdade sobre Chernobyl antes de ser invadida pela Rússia

Em 26 de abril de 1986, ocorreu uma das piores catástrofes da história, de proporções inimagináveis à época

de Redação Jornal Ciência 0

Há pouco mais de 35 anos, em 26 de abril de 1986, ocorreu uma das piores catástrofes da história recente – explodiu a 4ª unidade de energia da usina nuclear de Chernobyl, na então Ucrânia Soviética.  Como resultado, houve uma grande liberação de substâncias radioativas na atmosfera, o que causou sérios danos não apenas aos países vizinhos, mas também à maior parte do continente europeu.

Enquanto a mídia mundial alardeava o perigo com força, o governo soviético fez o possível para esconder o fato do desastre de seus próprios cidadãos.

Moradores de assentamentos na zona de 30 quilômetros foram evacuados apenas no dia seguinte, e a primeira mensagem foi transmitida no dia 28 de abril, às 21h. O que mudou nos últimos 35 anos? A enorme área natural, deixada sem influência humana, começou a recuperar rapidamente seu habitat. Muitas espécies de animais voltaram à zona de exclusão, inclusive algumas muito raras, e seus corpos rapidamente se adaptaram à presença de radiação. Pripyat, na Ucrânia, começou a se transformar em uma verdadeira floresta.

“Lá, as árvores crescem até nos telhados das casas, dentro de prédios abandonados. Existem cada vez mais animais. Vimos javalis, alces, raposas e veados. Existem até lobos e cavalos-de-Przewalski selvagens”, disse um dos entusiastas, Stas Polsky, ao site Ofigenno.

Algumas testemunhas oculares chegam a dizer que um urso-pardo apareceu na zona de exclusão, o que é uma raridade enorme. Mas, se o número de animais aumenta, o número de pessoas diminui. Se existiam muitos colonos autônomos – aqueles que se recusaram a sair ou, pela vontade do destino, se estabeleceram em uma das aldeias abandonadas –, agora só restam algumas centenas.

A maioria desses residentes são pessoas em idade de aposentadoria. Eles são forçados a caminhar até Chernobyl para receber pensões, mas sobrevivem com seus próprios jardins e animais de estimação. Uma vez por semana chega um carro com várias mercadorias para ajudá-los no abastecimento.

Boa parte dos problemas deve-se a cuidados médicos de má qualidade. A unidade médica em Chernobyl é muito escassa. Muitas mortes dos habitantes permanecem desconhecidas, dentro de suas casas ou florestas, até que seus corpos sejam descobertos acidentalmente. Portanto, silvicultores e policiais, de vez em quando, visitam as residências de colonos autônomos.

A cidade foi lavada com detergente sem que a população soubesse o motivo.

O centro administrativo está localizado na própria Chernobyl. Vários cientistas vivem e trabalham lá, bem como funcionários da central nuclear de Chernobyl. A cidade tem uma loja em funcionamento, uma cantina e até três hotéisOs migrantes forçados de Donbass (uma cidade Ucraniana comandada por grupos paramilitares) costumam se estabelecer nas fronteiras da zona de exclusão. Morar aqui custa 1 centavo e, para muitos, torna-se um refúgio ideal.

Parques abandonados são um dos maiores símbolos da fuga em massa da cidade.

As pessoas constroem suas casas, têm gado e algumas até vendem coisas nessa zona. Tudo por uma questão de sobrevivência e sem pensar muito sobre os riscos de radiação. As agências locais de aplicação da lei têm muitos problemas com vândalos e invasores – jovens que visitam ilegalmente a zona de exclusão, geralmente para buscar “fama” nas redes sociais.

Na maioria das vezes, eles vêm apenas pela emoção de desafiar a radiação, sem roubar nada potencialmente perigoso. No entanto, a polícia ainda tenta impedir esses aventureiros por ser crime e colocar em risco suas próprias vidas.

Os colhedores de cogumelos representam o maior perigo, porque as regiões próximas são um território rico em fungos comestíveis. No entanto, cientistas do Instituto de Pesquisa de Radiologia Agrícola do país, afirmam que é nos cogumelos que se encontram grandes doses de radiação, ultrapassando a norma em duas a três vezes o máximo permitido.

Esses lugares sempre atraíram pessoas, por isso a zona de Chernobyl é visitada por dezenas de milhares de turistas todos os anos. Uma excursão típica dura cerca de 8 a 10 horas; as pessoas visitam unidades inteiras de energia em Pripyat e um lago de resfriamento local, onde vivem bagres de dois metros.

Tudo isso é possível graças aos equipamentos medidores de radiação, roupas especiais e normas que os turistas precisam seguir.

“Pelo fato de o tempo ter passado e a zona estar em constante limpeza, existem locais com maior fundo de radiação apenas nas imediações da usina nuclear, bem como no próprio território da usina. E os níveis de radiação, que podem levar ao enjoo, são observados…”, declarou a agência turística Chernobyl-Tour.

Irmãos remontam a cena, em frente ao apartamento que moravam antes do acidente.

Além disso, a zona de Chernobyl tornou-se uma espécie de plataforma para inúmeras experiências, tanto ucranianas como internacionais. Por exemplo, descobriu-se que a agricultura na zona é possível, mas as medidas de segurança tornam essa atividade sem lucro algum.

Destaca-se o projeto Fukushima-Chernobyl, no qual cientistas japoneses conduzem pesquisas tentando prever o futuro de sua própria usina nuclear. O Japão quer entender o que vai acontecer com seu próprio território usando Chernobyl como base de compreensão.

Os cientistas têm certeza de que serão necessários entre 200 e 300 anos para o desaparecimento completo da poluição por radiação. Não confundam poluição radioativa com a atividade radioativa. A meia-vida (tempo que uma partícula leva para decair e transformar-se em outra partícula menos perigosa) de alguns átomos radioativos, por exemplo, para o plutônio, é de 24.000 anos.

Sobre o desastre em si, a melhor descrição é ler as palavras das testemunhas que vivenciaram tudo e declararam a experiência à imprensa: “Na primeira noite houve um incêndio, mas na noite seguinte houve um brilho sobre a unidade de energia, como se milhares de holofotes a estivessem iluminando. Ainda tínhamos janelas com vista para ela, então a visibilidade era tanta que você nem consegue descrever que tipo de visão era”.

“Meu irmão, três anos mais velho que eu, escalava um prédio de dezesseis andares para ver o reator queimar. Aí, tudo isso parecia interessante, ninguém entendia que o problema tinha surgido… As crianças brincavam na rua, não havia avisos para não abrir as janelas ou ficar em casa”.

“Ninguém sabia de nada. As emissões foram frequentes. Sabíamos tudo isso pela forma como as ruas eram lavadas. Todas as noites – eles dirigiam pelas ruas e as lavavam com detergente… Isso significava que algo tinha acontecido”.

“Morávamos no décimo sexto andar, podíamos ver o reator da nossa janela; as janelas e a sacada ficavam do outro lado… Algo tão preto e sinistro podia ser visto… E, ao mesmo tempo, você olha um pouco para a esquerda – o rio, as pessoas jogando vôlei, descansando…”

“Quando cheguei ao trabalho na manhã seguinte, descobri que Chumak já havia tentado chegar à usina nuclear de Chernobyl, mas na área de Ivankov ele estava desligado. E, quando ele começou a trabalhar (temos um laboratório em casa, havia aparelhos de controle de radiação), eles começaram a apitar. Todos perceberam que algo muito ruim havia acontecido. Na segunda-feira, os aparelhos, mesmo desligados, tocavam sozinhos”.

“No final das contas, ônibus urbanos comuns foram levados para evacuar as pessoas de Pripyat para Kiev (capital da Ucrânia) e, quando esses ônibus voltaram, estavam contaminados com radiação”.

Os ecos da tragédia ainda assombram a humanidade, e talvez Chernobyl nunca se torne um passado completo, ela sempre estará lá, por milhares de anos, ainda contaminada. Como um tipo de monumento ao fato de que muitas vezes a humanidade brinca com a tecnologia e o conhecimento, sem medir as consequências e esquecendo o poder destrutivo que tem em suas mãos.

Fonte(s): Ofigenno Foto(s): Reprodução / Instagram

Jornal Ciência