Vídeo mostra chão “desaparecendo” em segundos após teste com bomba nuclear subterrânea

de Otto Valverde 0

Atualmente, vários países pesquisam e testam bombas e armas nucleares para fins militares. Geralmente, os testes são feitos em partes do oceano, a longas distâncias do continente – no fundo do mar.

Em outras situações, também é comum que algumas explosões sejam feitas e filmadas em desertos. Porém, uma opção menos usada é a detonação embaixo da terra, em grandes profundidades.

Quando uma bomba atômica explode no subsolo, gera o que é chamado de “crateras de assentamento”, onde o solo acima entra em colapso em segundos, gerando uma imensa cratera pós detonação.

Hoje, os testes são menos frequentes, mas nas décadas de 60 e 70, vários foram realizados em busca da melhor e mais rápida tecnologia bélica, visando gerar conhecimento que reforçasse o poder de defesa ou ataque dos exércitos.

Antes, os testes subterrâneos eram os preferidos, porque evitaria que material radioativo fosse expelido na atmosfera – o que não quer dizer que o solo não fosse contaminado severamente.

Abaixo, um impressionante vídeo mostrando um destes testes. Ao explodir, a bomba atômica gera altíssimas temperaturas, tão altas que as rochas mais próximas simplesmente evaporam, o que gera um espaço que faz a terra acima afundar. Veja:

Fonte: Digg / Sploid Foto: Reprodução / YouTube

Jornal Ciência