Qual é a diferença entre uma bomba de hidrogênio e uma bomba atômica?

de Gustavo Teixera 0

Uma bomba de hidrogênio é diferente de uma bomba atômica regular, como as que os Estados Unidos lançaram no Japão nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando mais de 200.000 pessoas.

 

A bomba de hidrogênio pode ser até 1.000 vezes mais poderosa do que uma bomba atômica, de acordo com especialistas nucleares. A Coreia do Norte testou bombas atômicas em 2006, 2009 e 2013. Suas explosões foram criadas usando fissão, a divisão de átomos em partículas menores. Formas pesadas e radioativas de elementos como plutônio e urânio são especialmente suscetíveis a isso.

 

Cada fissão ou divisão de um átomo libera uma enorme quantidade de energia. É a mesma coisa que as usinas de energia nuclear usam para gerar energia para residências. No entanto, se os átomos são rapidamente esmagados muito próximos uns dos outros, um efeito dominó pode fazer com que rapidamente muitos átomos se dividam quase todos de uma vez, liberando uma explosão catastrófica de energia.

 

Abaixo está uma ilustração da Reuters que mostra dois modelos diferentes de bombas atômicas. O objetivo de cada é detonar explosivos tradicionais para espremer um material fissionável, como plutônio-239 ou urânio-235, em uma massa “supercrítica” que divide átomos: O dispositivo à esquerda é uma bomba de fissão tipo implosão, como a bomba detonada sobre Nagasaki. Ela comprime tudo para dentro.

 

O da direita é uma bomba de fissão de tipo pistola, como a detonada sobre Hiroshima, que dispara a parte faltante de um núcleo nuclear para o centro, tornando-o supercrítico. As bombas de hidrogênio fazem algo ainda mais extremo. Elas dependem da combinação de dois ou mais átomos em uma reação chamada fusão.

 

Abaixo está um segundo gráfico mostrando uma bomba atômica reforçada e uma bomba de hidrogênio. Uma forma especial de hidrogênio “pesado” – ou deutério – é a chave para ambas as armas. Isso faz com que os átomos mais fissionáveis rachem e liberam mais energia de uma vez. Para desencadear a fusão, no entanto, você precisa de muita energia, razão pela qual uma bomba de fissão tem que detonar primeiro. Assim, as bombas de hidrogênio são realmente feitas de duas bombas: uma bomba de fissão e uma bomba de fusão.

 

Dentro de uma bomba H, uma bomba de fissão “reforçada” libera uma explosão de poderosa de raios X, que se concentra precisamente na bomba de fusão. Isso acontece antes da onda de choque poder explodir uma bomba Hidrogênio, uma vez que os raios X viajam na velocidade da luz e ondas de choque não.

 

Essa explosão de raios X inicia a reação da bomba de fusão, criando uma explosão poderosa o suficiente para fundir vários átomos, converter parte desse material em energia pura e disparar uma explosão que é assustadoramente mais poderosa do que uma bomba atômica.

 

Veja o gráfico completo da Reuters que compara todos os tipos de bombas:

diferenca-entre-bomba-atomica-e-bomba-de-hidrogenio_3

[ Science Alert / Business Insider ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência