Companhia aérea planeja reduzir emissões de carbono abastecendo aviões com hidrogênio

de Bruno Rizzato 0

O hidrogênio seria uma fonte de energia limpa que oferece um grande potencial para alimentar os meios de transporte no futuro.

Porém, ainda existem alguns obstáculos significativos a serem superados, como o alto custo, o tamanho e a oferta. Agora, a companhia aérea EasyJet, do Reino Unido, acredita ter encontrado uma maneira de incorporar as células de combustível de hidrogênio em seus aviões de uma forma segura e rentável.

Os dispositivos de abastecimento das células podem ser de fácil operação em aeroportos, e a EasyJet quer usá-los em uma escala limitada, a princípio. Mais precisamente, durante o tempo em que a aeronave estiver taxiando. Isso significa que, neste período, o avião não estará realizando quaisquer emissões de carbono prejudiciais ao meio ambiente, além de se tornar muito mais silencioso.

Ele poderia ser até mais barato para as companhias aéreas. Um estudo recente encomendado pelas empresas de tecnologia Safran e Honeywell, descobriu que o consumo de combustível pode ser reduzido em 51%, enquanto aviões estiverem na pista, adotando o uso de uma unidade de energia elétrica auxiliar.

O chefe de engenharia da EasyJet, Ian Davies, diz que células de combustível de hidrogênio poderiam ser utilizadas para alimentar esse sistema elétrico, sem emissões de carbono antes da decolagem e após o desembarque. “O conceito de avião híbrido que anunciamos é tanto uma visão do futuro quanto um desafio para os nossos parceiros e fornecedores, para que continuem superando os limites da redução das nossas emissões de carbono”, disse ele.

O projeto ainda está em estágio inicial, e não há como dizer se realmente irá para frente, mas a EasyJet diz que as células trabalhariam em conjunto com baterias de coleta de energia de painéis solares e energia cinética recuperada da frenagem dos aviões. A água potável seria o único produto residual emitido, ela poderia, então, ser usada para reabastecer o sistema de água da aeronave. Um projeto piloto está previsto para o final deste ano, segundo a empresa, embora possa não estar plenamente operacional até 2018.

A EasyJet diz que sua frota de aviões gasta, atualmente, cerca de 20 minutos em solo para taxiamento por voo. Isso equivale a 6,4 milhões de quilômetros por ano, ou o suficiente para chegar à Lua e voltar oito vezes. O conceito de avião híbrido revelado pela companhia aérea foi desenvolvido em parceria com estudantes de engenharia da Universidade de Cranfield, no Reino Unido.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência