Seres humanos realmente são feitos de poeira de estrela, segundo novo estudo

de Julia Moretto 0

Durante décadas, cientistas disseram que os seres humanos eram feitos de poeira estelar. Um novo estudo com 150.000 estrelas mostra quão verdadeira essa frase é. Sim, os seres humanos e sua galáxia têm cerca de 97% do mesmo tipo de átomos.

poeira-de-estrela_02

Os elementos cruciais para a vida na Terra, muitas vezes chamado os blocos de construção da vida, pode ser abreviado como CHONPS: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. Pela primeira vez, os astrônomos catalogaram a abundância desses elementos em uma enorme amostra de estrelas.

Os astrônomos avaliaram a abundância de cada elemento através de um método chamado espectroscopia. Cada elemento emite comprimentos de onda distintas de luz de dentro de uma estrela. Eles mediram a profundidade das manchas escuros e brilhantes no espectro de luz de cada estrela para determinar o que foi feito.

Embora os seres humanos compartilhem a maioria dos elementos com as estrelas, as proporções desses elementos diferem entre seres humanos e estrelas. Por exemplo, os seres humanos possuem cerca de 65% de oxigênio em massa, enquanto que o oxigênio compõe menos de 1% de todos os elementos medidos no espaço.

É de grande interesse humano sermos capazes de mapear a abundância de todos os principais elementos encontrados no corpo humano dentre centenas de milhares de estrelas em nossa Via Láctea”, disse Jennifer Johnson, do SDSS – APOGEE.

[ Space ] [ Fotos: Reprodução / Space / Pixabay ]

Jornal Ciência