Saiba quais plantas realmente purificam o ar dentro de casa

de Julia Moretto 0

Quando nós estamos procurando uma maneira de deixar a nossa casa mais viva, a saída é sempre uma planta nova, né? Mas saiba que nem todas planas de interior têm o mesmo efeito.

 

Um novo estudo descobriu que certas variedades realmente fazem mais do que liberar oxigênio. Elas também podem limpar o ar de produtos químicos nocivos. A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade Estadual de Nova York e analisou especificamente plantas que tinham a capacidade de absorver compostos orgânicos voláteis ou COV, que são poluentes potencialmente nocivos provenientes de tinta, móveis, impressoras, roupas e produtos domésticos.

 

Uma alta concentração de VOCs pode levar a problemas de saúde como tonturas, asma ou alergias, mas obter a planta certa para sua casa pode ser a solução. Vadoud Niri, líder da pesquisa, e sua equipe realizaram experimentos para determinar a eficiência e as capacidades de cinco tipos diferentes de plantas de interior – a planta-jade, a planta-aranha, bromeliáceas, dracena e a Consolea falcata.

 

Cada planta foi colocada numa câmara hermética com concentrações específicas de vários tipos de COVs. Ao medir a qualidade do ar ao longo do tempo, os pesquisadores foram capazes de ver qual fez o melhor trabalho de purificação do ar. Aa bromélias conseguiram limpar 80% dos poluentes em seis dos oito COV testados. Outras tiveram alta pontuação para determinados poluentes: a dracena absorveu 94% da acetona química, usada como solvente.

 

As plantas da aranha, eram muito rápidas em remover VOCs, começando o trabalho apenas alguns minutos depois de serem colocadas dentro de seu recipiente. Niri disse que o próximo passo é testar suas plantas em um salão de beleza para ver como elas reagem com os VOCs.

 

É importante notar que o novo estudo ainda não foi revisado por pares ou publicado, porque a equipe ainda está refinando sua experiência. Outra coisa a notar é que a extensão das ligações entre VOCs e problemas de saúde têm sido debatidas, mas a evidência sugere que há pelo menos alguma relação entre o ar que respiramos dentro de casa e uma série de questões médicas. O que é certo é que as concentrações de COV podem ser muito mais altas dentro de casa do que ao ar livre. Os resultados do estudo foram apresentados no 252º Encontro Nacional e Exposição da American Chemical Society (ACS), na Filadélfia.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência