Universo tem 2 trilhões de galáxias, 10 vezes mais que o esperado

de Julia Moretto 0

Um grupo de pesquisadores realizou um estudo que sugere que o Universo é realmente muito mais movimentado do que se pensava anteriormente. Segundo eles, há cerca de 2 trilhões de galáxias no Universo visível, mais de 10 vezes o estimado.

Esta pesquisa foi conduzida pelo professor Christopher Conselice, da Universidade de Nottingham, e seus colaboradores do Observatório de Leiden e da Universidade de Edimburgo, e é resultado de 15 anos de trabalho.

A equipe analisou a densidade de galáxias em diferentes épocas e descobriu que havia, há bilhões de anos, pelo menos 10 vezes mais galáxias do que vemos hoje. A maioria dessas galáxias eram pequenas e por isso são difíceis de serem observadas atualmente.

Isto é muito surpreendente, pois sabemos que, ao longo dos 13,7 bilhões de anos de evolução cósmica desde o Big Bang, as galáxias têm crescido através da formação de estrelas e fusões com outras galáxias“, explicou Conselice. “Encontrar mais galáxias do passado nos faz pensar no que deve ter ocorrido para reduzir seu número“, completa.

Anteriormente pensava-se que o Universo tinha 100 bilhões de galáxias. Esta estimativa foi criada na década de 1990 com base nas imagens do Hubble Deep Field. Mas com a utilização de novos instrumentos tecnológicos, os cientistas acreditam que o Universo seja ainda mais movimentado.

De acordo com esta última pesquisa, que está disponível na Astrophysical Journal, pode haver entre um e dois trilhões de galáxias. “Estamos perdendo a grande maioria das galáxias, porque elas são muito fracas e longínquas. O número de galáxias no Universo é uma questão fundamental na Astronomia, e isso nos faz pensar que mais de 90 por cento das galáxias ainda precisam ser estudadas“, acrescentou Conselice.

Esta nova estimativa tem consequências importantes sobre como as galáxias evoluíram ao longo dos tempos do Universo. Para os especialistas, o número de galáxias fundidas deve ter sido muito maior durante os primeiros bilhões de anos.

[ IFL Science / The Guardian ] [ Foto: Reprodução / NASA ] 

Jornal Ciência