Os seres humanos são programados para seguir o caminho de menor resistência, diz estudo

de Gustavo Teixera 0

A abordagem perfeitamente resumida por Homer Simpson:Se algo é difícil de fazer, não vale a pena fazer” parece ter algum fundo de verdade em termos de comportamento humano.

 

Os pesquisadores dizem que essa visão pode realmente ser associada aos nossos cérebros. Eles dizem que é tão poderosa, que pode até mudar o que se pensa e se vê para tornar a opção mais fácil mais atraente. Nosso cérebro nos engana para que acreditemos que a fruta de baixo custo é realmente a mais madura”, diz Dr. Nobuhiro Hagura, que liderou a equipe deste estudo.

 

Descobrimos que não só o custo de agir influencia o comportamento das pessoas, mas também muda o que pensamos e o que vemos. A tendência de evitar a decisão de esforço permaneceu mesmo quando pedimos às pessoas para mudarem em expressar sua decisão verbalmente”, disse Dr. Hagura. A mudança gradual no esforço de responder causou uma mudança na forma como o cérebro interpretou a entrada visual. Esta mudança aconteceu automaticamente, sem nenhuma consciência ou estratégia deliberada.”, completou.

 

Tradicionalmente, cientistas assumiam que o sistema visual nos fornece informações perceptivas, e o sistema motor é um mero canal de saída, que expressa nossa decisão com base no que vimos, sem realmente influenciar a própria decisão. Nossos experimentos sugerem uma visão alternativa: a resposta motora que usamos para relatar nossas decisões pode realmente influenciar a decisão sobre o que vimos”, disse Hagura.

 

Os pesquisadores acreditam que nossas decisões diárias podem ser modificadas não apenas por meio de estratégias cognitivas deliberadas, mas também pelo design do ambiente para tornar essas decisões um pouco mais seguras. No estudo, publicado no site eLife, participaram 52 pessoas que fizeram uma série de testes, tendo que julgar se uma nuvem de pontos em uma tela estava se movendo para a esquerda ou para a direita.

 

Eles expressaram suas decisões movendo uma alça segurada na mão esquerda ou direita, respectivamente. Quando os pesquisadores adicionaram gradualmente uma carga a uma das alças, tornando-a mais difícil de mover, os julgamentos dos voluntários sobre o que eles viam se tornaram tendenciosos: eles começaram a evitar a resposta esforçada. Se o peso fosse adicionado ao punho esquerdo, os participantes eram mais prováveis de considerar que os pontos se moviam para a direita, porque essa decisão era ligeiramente mais fácil. Crucialmente, os participantes não se tornaram conscientes da carga crescente na alça: seu sistema motor automaticamente adaptado provocou a mudança em sua percepção.

 

A ideia de influenciar decisões é atualmente popular entre os governos e anunciantes”, disse Patrick Haggard, coautor do estudo. Nossos resultados sugerem que esses métodos poderiam ir além de mudar como as pessoas se comportam”, completou Haggard. 

 

A maioria das mudanças de comportamento se concentra na promoção de um comportamento desejado, mas nossos resultados sugerem que você também pode tornar menos provável que as pessoas vejam o mundo de uma certa maneira, fazendo um comportamento mais ou menos empenhado”, finalizou.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Flickr

Jornal Ciência