Quem foi o “primeiro” ser humano a surgir na Terra?

de Merelyn Cerqueira 0

Baseando-se em fósseis, a ciência conseguiu estimar uma linha cronológica dos nossos ancestrais. O que somos hoje é produto de uma evolução que começou há muito tempo atrás.

A espécie do homem moderno é conhecida como Homo sapiens. Há 20 mil anos, havia o homem mesolítico. Indo mais longe, há 200 mil anos, havia o homem paleolítico. Apesar dessas espécies serem do gênero Homo, ainda havia outras como os Neandertais. Mais primitivo que isso, há 1,5 milhão de anos, um hominídeo conhecido como Homo erectus começou a vagar pela Terra.

Há 25 milhões de anos, não havia seres humanos e tampouco hominídeos, mas sim um gênero primata, chamado de Proconsul, muito parecido com macacos que viveram na África. Voltando 75 milhões de anos, nosso ancestral da época era o Plesiadapis, um mamífero parente dos primatas que mais se assemelhava aos esquilos.

No final do período Jurássico Médio, mais ou menos 160 milhões de anos atrás, era a vez dos Jurumais, um pequeno mamífero euteriano extinto que mais se parecia com um musaranho. Indo muito mais longe do que isso, há mais de 300 milhões de anos, o réptil Hylonomus, o mais antigo já encontrado, viveu antes dos dinossauros, no período Carbonífero. Com apenas 20 centímetros de comprimento, acredita-se que essa espécie possa ter evoluído para o surgimento dos primeiros dinossauros.

Finalmente, 385 milhões de anos atrás, nossos ancestrais eram os Tiktaalik roseae, uma espécie de animal aquático que viveu durante parte do período Devoniano e que possuía muitas características de animais de quatro patas (tetrápodes). Ele é tratado como um exemplo de antigas linhagens de sarcopterígeos – uma classe de invertebrados – que se adaptaram aos habitats naturais pobres em oxigênio, levando à evolução dos primeiros anfíbios.

Logo, podemos considerar a partir dessa pequena linha do tempo, que não há um primeiro “ser humano” a ser considerado em nossa história e que esses primeiros animais – considerando a hipótese do evento das moléculas orgânicas complexas que deram origem aos primeiros seres vivos há 3,5 bilhões de anos – evoluíram para: anfíbios, répteis, mamíferos até chegar aos hominídeos.

Para os cientistas, é difícil considerar essa ideia de um “primeiro homem”, uma vez que não é simples apontar o momento exato em que a espécie surgiu em alguma região do planeta. Essa observação, no entanto, é essencial para entender a evolução.

Fonte: It’s Okay To Be Smart Foto: Divulgação 

Jornal Ciência