Dentes de 1,8 milhão de anos mostram que nossos ancestrais eram destros

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores descobriram as primeiras evidências de seres humanos destros. A descoberta foi feita após os especialistas examinaram as marcações lineares nos dentes de um Homo habilis.

O fóssil, conhecido como OH-65, foi originalmente encontrado em 2003, em um canal de fluxo da Garganta de Olduvai, na Tanzânia. O lugar, conhecido como local paleoantropológico mais importante do mundo, possui dezenas de restos de humanos primitivos.

dentes-de-ancestrais-mostram-que-eramos-destros_01

Homo habilis.
Homo habilis.

Uma equipe internacional de pesquisadores de diversas universidades ao redor do mundo analisou ​​sulcos que foram encontrados ao lado dos dentes superiores da frente da espécie. Eles acreditam que quando OH-65 usou uma ferramenta com a sua mão direita para cortar os alimentos que segurava com a boca, puxava-o com a mão esquerda. As marcações podem ser vistas a olho nu, mas um microscópio foi usado para mostrar com precisão seu alinhamento e angulação.    

O trabalho experimental mostrou que esses arranhões foram provavelmente produzidos quando uma ferramenta de pedra foi usada para processar o material preso entre os dentes anteriores e a ferramenta. Isso atingiu a face, deixando uma marca permanente na superfície do dente”, disse o professor de Antropologia e principal autor do estudo, David Frayer, da Universidade do Kansas. A direção das marcas dos dentes levou os pesquisadores a concluir que o Homo habilis era destro. 

Embora o estudo tenha uma amostra muito limitada, os pesquisadores esperam que ele auxilie na investigação de outras espécies. “À medida que mais pesquisa são realizadas, nós provamos que nos destros, a reorganização cortical e a capacidade de idioma são componentes importantes na origem do nosso gênero”, explica os pesquisadores.

Estudos anteriores já apontavam para a probabilidade do cérebro se reorganizar, já que o uso de ferramentas e de uma mão dominante ocorreu no início da linhagem humana. Embora os especialistas estimem que cerca de 90 por cento dos humanos modernos sejam destros, esse índice nos macacos é de 50 por cento. 

Até agora, ninguém tinha analisado a direção da marcação dos dentes nas amostras humanas mais antigas. “Nós já sabemos que o Homo habilis tinha lateralização do cérebro”, comenta Frayer. A pesquisa foi publicada no Journal of Human Evolution.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência