Todos na Terra, inclusive você, foram atingidos pela radiação de Fukushima

de Julia Moretto 0

Segundo uma nova pesquisa, o acidente nuclear de Fukushima ocorrido em março de 2011 afetou todo o planeta: inclusive você!

Segundo os especialistas ninguém ficou de fora dos efeitos da radiação. O acidente aconteceu devido a um tsunami causado por um intenso terremoto, que atingiu três reatores da usina. O césio-137 foi o principal elemento radioativo liberado, estando atualmente presente nos oceanos e nas calotas polares.

todos-na-terra-inclusive-voce-foram-atingidos-pela-radiacao-de-fukushima-2

Mas, segundo um novo estudo, uma parte dessa substância se espalhou pela Terra, atingindo todos os seres vivos.

De acordo com o pesquisador norueguês Nikolaos Evangeliou, cada pessoa recebeu uma quantia equivalente à dose de radiação liberada em um exame de raio X. 

O efeito biológico dessa medida foi registrado por meio da unidade chamada sieverts. De acordo com os cientistas, cada pessoa na Terra recebeu o equivalente a 0,2 milisievert (mSv) de radiação. 

 todos-na-terra-inclusive-voce-foram-atingidos-pela-radiacao-de-fukushima-3

Para se ter ideia, até mesmo uma tomografia computadorizada possui maior efeito radioativo – com cerca de 15 mSv. Além disso, para que uma pessoa sofra alguma doença causada por radiação, precisa ser atingida por 1.000 mSv (1 Sv).

Os sintomas de uma pessoa exposta a esse nível de radiação são náuseas e vômitos, com chance de vida caso receba o tratamento adequado a tempo.

Durante o acidente nuclear, 300 mil pessoas foram retiradas dos locais mais próximos para que a contaminação não as atingisse. Não houve vítimas no momento do desastre, mas habitantes de regiões próximas, como o Japão, foram afetados. Segundo os especialistas, eles receberam cerca de 5 mSv.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência