Cientistas solucionam o mistério do terceiro cinturão de radiação da Terra

de Merelyn Cerqueira 0

Em 1958, cientistas descobriram dois cinturões de radiação que circundam a Terra.

Mais tarde, em 2013, um novo foi encontrado, no entanto, sua origem era desconhecida. Contudo, esse mistério sobre a causa da formação foi solucionado. Segundo os cientistas, ele é resultado de uma onda de plasma de baixa frequência.

A região onde ocorrem, chamada de Cinturão de Van Allen – em homenagem ao seu descobridor, James Van Allen – é palco de vários fenômenos atmosféricos, em razão das altas concentrações de partículas no campo magnético terrestre. Logo, os cinturões de radiação são anéis compostos pelos chamados “elétrons assassinos” e circundam o nosso planeta. Eles podem crescer drasticamente em resposta as tempestades solares e outras condições climáticas espaciais, colocando em perigo a comunicação feita por meio de satélites, assim como a vida dos astronautas que estão no espaço.

terceiro-cinturao-de-radiacao_01

Recentemente descoberto, o terceiro cinturão de radiação de Van Allen, intrigou os cientistas. Sem saber sua origem, eles se aprofundaram para descobri-la, e assim o fizeram. Segundo eles, essa formação, em particular, é formada por um “tsunami espacial”.

O campo magnético terrestre protege nosso planeta dos ventos solares, e ainda produz as belas exibições de auroras boreais no céu. Quando esse vento solar é intenso, tempestades espaciais extremas podem criar uma intensa radiação nos cinturões, conduzindo correntes elétricas que podem até mesmo danificar redes de energia elétrica aqui na Terra.

Depois de décadas de estudos, este foi um fenômeno completamente novo”, disse o pesquisador Harlan Spence, da Universidade de New Hampshire, que à época operou as sondas que descobriram a formação. Logo, compreender esse terceiro cinturão vai ajudar os cientistas a entender a radiação espacial atual, a fim de reduzir as ameaças causadas pelas tempestades espaciais.

terceiro-cinturao-de-radiacao_02

A radiação espacial representa uma ameaça para o funcionamento da infraestrutura das comunicações via satélite que a sociedade tecnológica se baseia”, disse Spence. “Compreender como tal radiação é energizada é um dos maiores desafios para as pesquisas espaciais”, completou.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência