Encontrado buraco negro que emite feixe de radiação 3x maior que a Via Láctea

de Rafael Fernandes 0

Uma nova imagem impressionante foi divulgada pelos astrônomos, mostrando um feixe de luz gigantesco ao atirar radiação para o espaço a partir de um buraco negro supermassivo, com o jato de partículas medindo três vezes mais do que o diâmetro da Via Láctea.

A imagem descrita é de uma galáxia chamada Pictor A, localizada a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância do Planeta Terra. Os pesquisadores dizem que o buraco negro no centro de Pictor A libera uma enorme quantidade de energia gravitacional, como material de redemoinhos em direção ao seu horizonte de eventos. Esta energia produz um jato de partículas que flui sobre uma distância de 300 mil anos-luz.

Os cientistas conseguiram a imagem a partir de dados de raios-x (os elementos azuis na imagem) coletados usando o Observatório de Raios-X Chandra da NASA e combinando-os com os dados de rádio (em vermelho) a partir do Telescope Array Compact da Austrália.

Eles dizem que novos dados do Chandra indicam dois feixes sendo emitidos do buraco negro, embora um deles, chamado de counterjet, seja mais difícil de compreender. Este counterjet, que se estende para o lado esquerdo da imagem, é difícil de enxergar devido ao seu movimento longe da linha de visão para a Terra.

Os redemoinhos vermelhos, chamados lóbulos de rádio, indicam nuvens de gás circundantes através das quais o jet e counterjet se estendem. Na extrema direita da imagem, você pode ver um hotspot azul brilhante, que os pesquisadores dizem ser causado por ondas de choque, muito parecido com um estrondo alto de um jato supersônico.

De acordo com os cientistas, a emissão de partículas de raios-x vem provavelmente ​​dos        elétrons em espiral em torno do campo magnético em um processo chamado de emissão de sincrotron. Não é totalmente compreendido o que está ocorrendo, mas os pesquisadores acreditam que os elétrons devem ser continuamente acelerados conforme se movem ao longo do jato.

De qualquer modo, este espetáculo impressionante fez algumas comparações fantásticas. “A franquia do Guerra nas Estrelas (Star Wars) já contou com a fictícia Estrela da Morte, que pode disparar raios superpoderosos pelo espaço sideral” aponta uma descrição no site do Chandra. “O Universo, entretanto, produz fenômenos que muitas vezes ultrapassam aquilo que a ficção científica pode conjurar.”

A pesquisa é descrita em um artigo disponível online e será publicada no Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Raio-X: NASA / CXC / Univ of Hertfordshire / M.Hardcastle et al, Radio:. CSIRO / ATNF / ATCA ]

Jornal Ciência