Mistério envolvendo “esfera azul” no Sol é resolvido pela NASA

de Merelyn Cerqueira 0

Teóricos da conspiração em todo mundo ficaram decepcionados após cientistas da NASA sugerirem uma explicação para a aparição de uma misteriosa esfera azul em frente ao Sol.

Enquanto algumas pessoas diziam que a formação poderia ser qualquer coisa desde um wormhole (buraco de minhoca) até um planeta interestelar, de acordo com os pesquisadores, a visão estranha foi causada pela combinação de duas imagens, algo que segundo eles, pode ocorrer com frequência.

esfera-azul-sol_02

No entanto, eles afirmaram que no momento há um buraco no Sol, embora ele não se pareça em nada com a esfera observada, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

A NASA ficou sabendo da repercussão do caso após uma usuária do Facebook, chamada Pamela Johnson, que vive no México, compartilhar as imagens na página da agência, alegando que o Sol teria “reagido” à presença de um objeto. Os registros foram feitos a partir dos satélites STEREO, da NASA, que orbitam o Sol e deixaram usuários na internet divididos sobre uma potencial excepcionalidade do caso.

Embora muitas pessoas tenham considerado se tratar dos chamados “buracos de minhoca”, descritos como túneis através do espaço-tempo que poderiam ligar dois pontos distantes do Universo, Alex Young, um físico do Goddard Space Center, da NASA, ofereceu uma explicação mais simples.

Segundo ele, não há nenhum mistério envolvido. “Apenas a combinação de duas imagens dos satélites [uma do Sol e outra do espaço] causada por um erro de computador”, explicou. “Às vezes acontece”.

Furos coronais e auroras

esfera-azul-sol_03

Embora a esfera não esteja relacionada ao caso, o fato é que existem furos na superfície de nosso Sol. Chamados de furos coronais, são regiões da coroa solar mais escuras e frias, com uma densidade de plasma mais baixa do que a média de toda a coroa. Podem causar um fluxo de vento solar mais rápido e capaz de atingir o campo magnético da Terra.

Um buraco em particular – identificado em outubro deste na – que chegou a causar um aumento na atividade solar, recentemente reapareceu. De acordo com a SpaceWeather, o buraco teria causado ventos solares que provocaram tempestades geomagnéticas moderadas e fortes, resultando em auroras árticas que duraram toda uma semana.

As auroras, por sua vez, existem em duas formas: Borealis (aurora do Norte) e Australis (aurora do Sul). Ambas são luzes criadas quando partículas carregadas do Sol entram na atmosfera terrestre e colidem com partículas de gás, causando o aparecimento das características cores verde e rosa, que são mais comuns.


[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência