Intuição de mãe leva ao diagnóstico de câncer raro em bebê de quatro meses

de Merelyn Cerqueira 0

A intuição de uma mãe salvou um bebê de quatro meses que teria desenvolvido uma forma rara de câncer ainda no útero. A criança, chamada Penelope, nasceu com um pequeno nódulo nas costas, que gradualmente estava crescendo.

Os médicos disseram a mãe, Emily, de Nova Gales do Sul, Austrália, que os sintomas eram de refluxo. Ela, no entanto, permaneceu inflexível sobre o diagnóstico, acreditando que algo mais estava acontecendo. No fim das contas, Penelope foi diagnosticada com um rabdomiossarcoma (RMS), um tumor canceroso raro que afeta os tecidos moles do corpo, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

intuicao-de-mae-revela-cancer-raro-em-bebe_2
Penelope nasceu com um pequeno nódulo nas costas, que gradualmente estava crescendo

Em uma página no GoFundMe, criada por uma amiga da família para ajudar a arrecadar fundos para cobrir as despesas médicas de Penelope, Emily comentou a questão. “P [Penelope] é a melhor coisa que já aconteceu comigo, ela é a luz da minha vida”, escreveu. “Ela nasceu com um nódulo nas costas, que se tornou maior ao longo do tempo. Lembro-me de ter sentido que algo não estava certo, e por isso decidi fazer um check-up”.

intuicao-de-mae-revela-cancer-raro-em-bebe_3

Em todos os lugares que eu ia, continuavam dizendo que era refluxo, cólicas ou constipação”, acrescentou.  No entanto, em outubro deste ano, depois que a condição da menina piorou, ela procurou ajuda médica novamente. Pouco tempo depois, Penelope foi diagnosticada com RMS, um tumor muscular desenvolvido ainda no ventre e que havia crescido até os 15 centímetros.

intuicao-de-mae-revela-cancer-raro-em-bebe_4

Devido à pouca idade, o bebê ainda não poderia passar por tratamentos que envolvessem radiação. Como o tumor já está um tamanho considerável, uma cirurgia é a opção mais viável, embora alguns especialistas prefiram reduzi-lo a partir da quimioterapia.

intuicao-de-mae-revela-cancer-raro-em-bebe_6

Tem sido uma viagem difícil até agora e ainda temos um longo caminho à nossa frente”, disse Emily. “Estou determinada a dar a minha menina a melhor chance na vida. Quero que ela se desenvolva e tenha as mesmas experiências que outras crianças de sua idade. Mas para uma jovem solteira essa é uma tarefa enorme”.

intuicao-de-mae-revela-cancer-raro-em-bebe_7

O que é RMS?

O rabdomiossarcoma é um tumor muscular que geralmente ocorre em crianças com idades entre um e cinco anos. Comumente, pode aparecer na cabeça ou pescoço, incluindo músculos ao redor do olho, parte de trás da garganta, bochecha ou parte de trás da orelha dentro do crânio.

A quimioterapia pode ajudar a reduzir o tumor principal, se este, a princípio, não puder ser removido via cirurgia. No entanto, em algumas ocasiões, ambas as terapias não necessárias – embora os programas de tratamento precisem ser adaptados para cada caso, ou seja, ao local do tumor.

As taxas de sobrevivência dependem muito da localização do câncer e se ele entrou em metástase, isto é, se espalhou pelo corpo, de acordo com informações da The Royal Children’s Hospital, em Melbourne.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência