Índia causa perplexidade ao bater recorde de poluição, confira as imagens!

de Julia Moretto 0

No início desta semana, o governo indiano declarou estado de emergência nacional, devido à poluição do ar em Nova Deli, que atingiu mais de 16 vezes o limite do nível de segurança. 

As escolas foram fechadas e os moradores começaram a fugir da cidade. O ministro-chefe da capital comparou a cidade a uma “câmara de gás“. Agora, graças a novas imagens de satélite da NASA, podemos observar a situação da cidade. Enquanto os fogos de artifício do Diwali (um festival), em Nova Deli, foram apontados como parcialmente culpados por algumas pessoas, as autoridades dizem que a maior contribuição para os níveis de poluição foram os incêndios nas regiões vizinhas de Punjab e Haryana.

indice-poluicao-india_02
Embora o tribunal ambiental da Índia tenha pedido que para que agricultores parassem de realizar a queima da palha – das colheitas de arroz -, as imagens do satélite da NASA mostram que a ordem não foi seguida“, relata a jornalista Geeta Anand. Os agricultores continuam a queimar a maior parte da palha – estimada em 32 milhões de toneladas -, para abrir espaço para novas safras de trigo“, completou

Para medir a poluição do ar, os pesquisadores levam dois tipos de partículas em consideração: PM10, partículas de 10 micrômetros e a PM2.5, partículas de 2,5 micrômetros de diâmetro. Os dois marcadores são medidos em microgramas por metro cúbico.

De acordo com os dados do Sistema de Qualidade do Ar e Previsão do Tempo e Pesquisa (SAFAR), Nova Deli atingiu 876 μg/m3 de PM10 e cerca de 680 μg/m3 de PM2.5. Para colocar isso em perspectiva, os limites considerados “seguros” de PM10 e PM2.5 são 100 μg/m3 e 60 μg/m3, respectivamente. 

Felizmente, as condições de Nova Deli estão melhorando. Os especialistas argumentam que, com a chegada do verão, a situação da cidade deva ser aprimorada. Segundo os cientistas, no inverno, as coisas pioram, já que há um aumento do aquecimento doméstico, contribuindo com a poluição do ar.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência