Fóssil de 48 milhões de anos traz inseto dentro de lagarto que foi engolido por uma cobra

de Merelyn Cerqueira 0

Paleontólogos alemães descobriram um fóssil preservado que representa uma considerável “batalha histórica” da cadeia alimentar que teve local dentro de um lago vulcânico há 48 milhões de anos atrás.

Ele traz um inseto dentro de um lagarto, que por sua vez está dentro de uma cobra. Trata-se de um achado raro, sendo o segundo do tipo já encontrado, de acordo com informações da Science Alert.

fossil-de-cobra_02

O fóssil foi puxado de uma pedreira abandonada na Alemanha, chamada Messel Pit. A equipe de pesquisadores responsável suspeita que o lagarto tenha comido um inseto e, dois dias depois, tenha sido engolido por uma cobra juvenil.

fossil-de-cobra_03

Não está claro ainda como a cobra morreu, mas, há de se considerar a hipótese de que a proximidade ao lago vulcânico poderia envenenar qualquer um pela fumaça tóxica. Os especialistas acreditam que, devido ao estado preservado da ossada, o cadáver pode ter deslizado para dentro do lago após a morte, onde foi perfeitamente conservado por milhões de anos.

Enquanto este ‘combo’ de fósseis animais pode ser considerado especialmente interessante, esta não é a primeira vez que um do tipo é descoberto. Em 2008, pesquisadores austríacos encontraram uma ossada de 250 milhões de anos, preservada dentro de um tubarão que tinha comido uma espécie de anfíbio e que por sua vez havia ingerido um peixe pequeno. Apesar de estar muito mais fragmentado que o fóssil de Messel Pit, ainda era a primeira indicação real que a cadeia alimentar da época era muito mais complexa do que os pesquisadores acreditavam.

A descoberta dos pesquisadores alemães foi publicada na revista Palaeobiodiversity and Palaeoenvironments.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência