Igreja bávara na Alemanha expõe esqueletos extravagantes de santos cobertos com joias preciosas

de Merelyn Cerqueira 0

Localizada próxima de Munique, na Alemanha, a chamada Abadia Furstenfeld, uma igreja bávara com cerca de 700 anos de existência, é um local bem elaborado, porém pouco conhecido por turistas. Ela hospeda em exposição os supostos esqueletos de dois santos cristãos enfeitados em joias preciosas e roupas tecidas em ouro, de acordo com informações do Daily Mail.

 

Os esqueletos, que certamente estão entre os mais bem vestidos da história, supostamente teriam pertencido a São Jacinto de Cesareia e São Clemente, e foram preservados como relíquias cristãs durante centenas de anos, encerrados em urnas de vidro ornamentado.

esqueletos-extravagantes_1

São Jacinto de Cesareia, cujo esqueleto recebeu uma deslumbrante coroa, supostamente teria morrido com a idade de 12 anos, em 108 a.C. Segundo conta a lenda, ele foi preso e torturado em Roma por ser cristão e não adorar os tradicionais deuses romanos. Eventualmente, acabou morrendo de fome por se recusar comer uma espécie de “carne abençoada”, que era proibida pela fé cristã.

esqueletos-extravagantes_2

O outro esqueleto, associado a São Clemente, é considerando como tendo morrido decapitado em Roma em 95 d.C. Assim como o primeiro, também morreu pelo motivo de ser cristão e não se ater à crença dos deuses romanos. Quanto à abadia em que hoje seus corpos são venerados, a história é um pouco mais mórbida. Ela foi construída em meados de 1200 por Louis II, duque de Baviera, ordenado por penitência pelo Papa Alexandre IV, por matar sua primeira esposa.

esqueletos-extravagantes_3

Os primeiros monges da Abadia foram saqueados pelos suecos em meados da década de 1660. Já no início dos anos 1800, a igreja foi secularizada juntamente com o resto da Baviera, passando a ser uma propriedade – embora ainda servisse como um local de culto.

esqueletos-extravagantes_4

Atualmente, o elaborado edifício ainda mantém seus serviços católicos e está aberto aos interessados em olhar os valiosos esqueletos, por meio de uma visita guiada que custa cerca de três euros (R$ 9).

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência