Enfermeira alemã substitui vacinas de Covid-19 por soro fisiológico para esconder seu erro

200 pessoas que receberam a dose terão que fazer exames de anticorpos para saber se estão imunizadas ou se receberam soro.

de Redação Jornal Ciência 0

Uma enfermeira, do centro de vacinação em Frísia, no Noroeste da Alemanha, admitiu ter substituído vacinas de Covid-19 por soro fisiológico depois que um frasco da vacina Pfizer-BioNTech — com seis doses — cair no chão. A informação é das autoridades locais de saúde da cidade que emitiram comunicado à imprensa.

No dia 21 de abril, a profissional tentou esconder o erro enchendo seis seringas com soro fisiológico, repassando-as para um médico encarregado de administrar as doses. Cerca de 200 pessoas foram vacinadas naquele dia.

O caso veio à tona após a enfermeira confessar o erro a um colega que, por sua vez, a denunciou às autoridades. A empresa responsável pela imunização está sendo investigada pelo possível crime.

As autoridades alemãs começaram a entrar em contato com as pessoas que podem ter sido afetadas e informaram que elas deveriam se submeter a testes de anticorpos para determinar quem foi vacinado de verdade e quem recebeu apenas soro.

“Este caso é profundamente chocante e minha prioridade agora é entrar em contato com os cidadãos envolvidos e evitar que o incidente aconteça novamente”, disse Sven Ambrosy, o administrador de saúde de Frísia.

Da mesma forma, Ambrosy especificou que o “princípio dos quatro olhos” será implementado no centro de vacinação, o que fará com que haja sempre “duas pessoas envolvidas no manuseio das doses de vacinação e na extração das seringas ao mesmo tempo”, o que evitaria que erros fossem escondidos novamente.

Fonte(s): RT Imagens: Reprodução / Cortex-Film / Shutterstock

Jornal Ciência