FDA recomenda suspender vacina Janssen, da Johnson & Jonhson, após casos de coágulos

A FDA recomendou, nesta terça-feira (13/04), a suspensão imediata do uso da vacina da Johnson & Johnson.

de Redação Jornal Ciência 0

A Food and Drug Administration (FDA) — agência regulamentadora norte-americana com mesma função da ANVISA — e o Centro para o Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos pediram uma pausa imediata no uso da vacina da Johnson & Johnson, depois de terem sido detectados casos de pacientes com coágulos sanguíneos.

No Twitter, a FDA anunciou que, em conjunto com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), “emitiu uma declaração sobre a vacina Johnson & Johnson”, tendo recomendado “uma pausa no uso desta vacina, por [uma questão de] excesso de cautela”.

Segundo o The New York Times, a recomendação das autoridades norte-americanas surge após terem sido detectados 6 casos de coágulos sanguíneos.

Os casos aconteceram com mulheres norte-americanas, com idades entre os 18 e 48 anos, que receberam esta vacina de dose única e desenvolveram coágulos sanguíneos. Uma delas morreu e outra foi hospitalizada em estado grave no estado de Nebraska.

O jornal The New York Times adianta ainda que a FDA e o CDC vão encorajar os estados que têm autonomia a suspenderam a administração desta vacina, não necessitando de ordem federal para tomar tal atitude.

Em conjunto, os cientistas da FDA e do CDC vão agora analisar possíveis ligações entre a vacina e o desenvolvimento dos coágulos sanguíneos.

Depois da investigação, a FDA decidirá se autoriza a administração da vacina em todos os adultos ou se a imunização será limitada, tal como aconteceu com a vacina da AstraZeneca. Está marcada para esta quarta-feira uma decisão oficial sobre a vacina.

Nos Estados Unidos, cerca de 7 milhões de pessoas já foram imunizadas com a vacina da Johnson & Johnson, desenvolvida pela subsidiária farmacêutica Janssen.

Um total de 9 milhões de doses já foi exportada para outras partes do mundo, incluindo para a Europa.

Fonte(s): ZAP Imagens: Reprodução / StanislavSukhin via Shutterstock

Jornal Ciência