Anvisa pede imediata suspensão da vacina AstraZeneca para grávidas após morte

O Ministério da Saúde está investigando a morte de uma gestante após tomar a vacina. A bula não indica uso para gestantes.

de Redação Jornal Ciência 0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota à imprensa informando a suspensão em grávidas da aplicação da vacina Oxford/AstraZeneca, usada contra a Covid-19. No Brasil, a vacina é fabricada pela Fiocruz.

O Ministério da Saúde investiga o caso de uma gestante no Rio de Janeiro que morreu após tomar a vacina da AstraZeneca. A suspensão da aplicação das doses da ocorre, segundo o ministério, por uma precaução padrão.

A Anvisa disse em nota técnica que a vacina da AstraZeneca deve ser aplicada conforme indicação da bula, seguindo o Programa Nacional de Imunização (PNI) — onde o uso da vacina em mulheres grávidas não consta.

Para a Anvisa, as vacinas aplicadas de forma “off label” — ou seja, fora da indicação da bula — pode ser feita apenas se um profissional de saúde avaliar de forma individual os casos e considerar a decisão baseado nos riscos e benefícios para a paciente que irá tomar a vacina.

“A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, salientou a Anvisa.

Imagens: Reprodução / Lutsenko_Oleksandr / Shutterstock

Jornal Ciência