Mauna Loa: Maior vulcão do mundo pode entrar em erupção, alerta equipe de cientistas

Uma equipe de cientistas descobriu que um terremoto poderia causar uma erupção no vulcão Mauna Loa, no Havaí

de Redação Jornal Ciência 0

Mauna Loa: Maior vulcão do mundo

Cientistas da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami, nos EUA, analisaram os movimentos do solo, medidos por dados de satélite e por GPS, e modelaram o fluxo de magma no interior do vulcão. Além disso, descobriram também o que poderia ou não desencadear a próxima grande erupção do Mauna Loa.

Um terremoto de apenas 6 graus na escala Richter já seria suficiente para desencadear uma erupção no maior vulcão do planeta, disse o principal autor do estudo, Bhuvan Varugu, em entrevista ao SciTechDaily.

A equipe descobriu que entre os anos de 2014 e 2020, mais de 11 quilômetros quadrados de magma “deslizaram” para um novo local na câmara do vulcão, o que ocorre de acordo com grandes pressões sofridas.  

Estas mudanças na estrutura do magma não foram medidas anteriormente. Aliadas aos fluxos de lava na superfície e às mudanças no solo ao longo da falha em que o vulcão está localizado, estes “deslizamentos” internos de magma mudam a forma do vulcão e, por consequência, aumentam as probabilidades do grande Mauna Loa entrar em uma imensa erupção.

“Um terremoto pode mudar todo o jogo. O evento libertaria gases do magma comparáveis a sacudir uma garrafa de refrigerante, produzindo pressão e flutuabilidade adicionais o suficiente para quebrar a rocha acima do magma”, alerta Fakl Amelung, professor do Departamento de Geociências Marinhas da Universidade de Miami.

Mauna Loa: Maior vulcão do mundo
Foto: Reprodução / Shutterstock

Existem incertezas

Embora o estresse exercido ao longo da falha seja conhecido, a magnitude do terremoto também dependerá do tamanho da falha. Além disso, não há dados de satélite disponíveis para determinar os movimentos anteriores a 2002.

Com 9 quilômetros de altura da base no fundo do mar até ao cume, Mauna Loa é o maior vulcão da Terra e está sob uma carga topográfica considerada “bastante pesada”.

As erupções recentes indicam a importância de um alerta precoce dado que, em 1950, a lava de uma erupção do vulcão atingiu a costa em apenas três horas. Esse evento geológico, e outra grande erupção em 1984, ocorreram justamente após terremotos. O artigo científico foi publicado na Scientific Reports.

Fonte(s): ZAP / SciTechDaily Imagens: Reprodução / Shutterstock

Jornal Ciência