Cientistas encontraram fósseis de ovos de dinossauro de 70 milhões de anos na China

de Julia Moretto 0

Fósseis de ovos de dinossauros de 70 milhões de anos foram descobertos em um canteiro de obras no sudeste da China. 

Os restos de cinco conchas foram encontradas enterradas em arenito na cidade de Foshan, a uma profundidade de cerca de 8 metros, na província chinesa de Guangdong, local que os cientistas preservam desde o final do período cretáceo. 

Encontramos cinco ovos. Três foram destruídos, mas ainda são visíveis”, disse o pesquisador Qiu Licheng, do Instituto Arqueológico de Guangdong. “Os outros dois têm suas marcas na pedra. Os ovos eram redondos em forma, pertencendo a dinossauros herbívoros.

Os fósseis medem aproximadamente 13 a 14 centímetros de diâmetro e foram descobertos em grandes pedaços de arenito vermelho.

De acordo com os arqueólogos, as cascas dos ovos foram danificadas em graus variados, com as veias que marcavam a superfície das conchas ainda visíveis, e o interior dos ovos cheios de arenito. 

Sem revisão por pares, a equipe não pode dizer com certeza a idade dos ovos ou as espécies a que pertenciam. 

Os fósseis estão sendo estudados em um museu local e, embora seja preciso esperar confirmação, não é a primeira vez que ovos de dinossauro são descobertos nesta parte da China. Na cidade vizinha, Heyuan – local com o maior número de ovos de dinossauro no mundo – foram desenterrados 43 ovos fossilizados em 2015. 

Foshan está localizada em uma bacia chamada Sanshui Basin e os pesquisadores dizem que os altos níveis passados da vida vegetal e animal da região explicam a área em termos de fósseis de ovos de dinossauro.

“Há duas coisas especiais sobre a Bacia de Sanshui: primeiro, é rica em minerais; segundo é que é rica em fósseis, como ovos de dinossauros do período Cretáceo ou fósseis de peixes do período Paleogeno”, disse o geólogo líder de Foshan, Liu Jianxiong.

Fonte: ScienceAlert Foto: Reprodução / ScienceAlert 

Jornal Ciência