Pegada de dinossauro de 220 milhões de anos, incrivelmente preservada, é descoberta por criança de 4 anos

A família estava a caminho do supermercado quando a menina viu uma pegada impressa em uma pedra.

de Redação Jornal Ciência 0

Uma menina de quatro anos surpreendeu paleontologistas depois de encontrar uma pegada de dinossauro perfeitamente preservada que data de 220 milhões de anos.

Lily Wilder, de apenas 4 anos, fez a descoberta enquanto caminhava em uma praia em South Wales, Reino Unido, com seu pai e o cachorro. A família estava a caminho do supermercado quando a menina viu a pegada impressa em uma pedra.

No início, a família pensou que a impressão, que tem pouco mais de 10 cm de comprimento, foi riscada na rocha por um artista. Mas a mãe, Sally, estava ciente de que pegadas semelhantes haviam sido encontradas antes ao longo daquele pedaço da costa, então ela postou sobre a descoberta nas redes sociais.

“Encontrei uma página de identificação de fósseis no Facebook e postei lá e as pessoas ficaram um pouco malucas”, disse ela ao portal Wales Online.

Pouco depois, o Museu Nacional do País de Gales entrou em contato com a família e, desde então, as autoridades recuperaram a impressão e a colocaram no museu.

Os especialistas acreditam que a pegada foi provavelmente deixada por um dinossauro com cerca de 75 centímetros de altura e 2,5 metros de comprimento e andava sobre as duas patas traseiras. É impossível identificar exatamente qual espécie de dinossauro a deixou.

Cientistas galeses estão chamando a descoberta da garota de “a melhor impressão de dinossauro de 215 milhões de anos encontrada na Grã-Bretanha em uma década”.

O Museu Nacional de Cardiff, que atualmente está fechado devido à pandemia de Covid-19, disse que Lily e seus amiguinhos seriam convidados para a exposição assim que ela reabrisse.

Fonte(s): Science Alert Imagens: Reprodução / Amgueddfa Cymru / National Museum of Wales

Jornal Ciência