Brasil: encontrados fósseis de criaturas de 235 milhões de anos que deram origem aos mamíferos

de Julia Moretto 0

Duas novas espécies de cinodontes foram identificadas: as criaturas antigas marcam a etapa evolutiva entre répteis e mamíferos. Elas possuem corpos semelhantes aos dos répteis, mas têm crânios e mandíbulas considerados ancestrais dos que mamíferos desenvolveram.

Os animais estavam entre os primeiros com características semelhantes às de mamíferos. Segundo a Live Science, os restos dos dois exemplares estão na coleção do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro. De acordo com os pesquisadores, os dois crânios e as duas mandíbulas têm cerca de 237 milhões e 235 milhões de anos de idade, respectivamente. Eles foram encontrados em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1946.

 ancestral-dos-mamiferos-encontrado-no-brasil_01

Estes novos fósseis nos ajudam a entender mais detalhadamente a evolução dos pré-mamíferos que deram origem ao grupo de mamíferos, em que os seres humanos (Homo sapiens) estão incluídos”, comenta o autor do estudo Agustín Martinelli, paleontólogo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Os primeiros fósseis de cinodontes datam de cerca de 260 milhões de anos atrás – durante o período Permiano – antecedendo os dinossauros. Segundo os cientistas, a nova espécie pertence ao grupo probainognathus carnívoros de cinodontes. Os pesquisadores acreditam que as criaturas sejam os primeiros ancestrais dos monotremados – mamíferos que põem ovos.

Os nomes das novas espécies – Bonacynodon schultzi e Santacruzgnathus abdalai – homenageiam renomados paleontólogos da América do Sul: José Bonaparte e Cesar Schultz.

ancestral-dos-mamiferos-encontrado-no-brasil_02

O B. schultzi tinha grandes dentes caninos superiores e media cerca de 30 cm de comprimento. De acordo com os especialistas, ele se alimentava de insetos. Já o S. abdalai tinha cerca de 15 cm de comprimento, embora o fóssil apresentasse apenas uma mandíbula inferior.

A descoberta publicada na revista PLoS One pode ajudar os pesquisadores a investigar diversas características dos cinodontes e entender como os mamíferos se desenvolveram desde seu surgimento.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência