Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo, afirma pesquisa internacional

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo intitulado Perils of Perception (Perigos da Percepção), realizado com 33 países de todos os continentes, determinou que o Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo, ficando atrás apenas da Índia e o campeão da falta de percepção, o México.

O estudo, realizado pelo instituto de pesquisas britânico Ipsos Mori, considerou questões como a porcentagem de pessoas com acesso à internet, a concentração de riqueza e população rural dento de um certo volume de pessoas. 

Enquanto México, Índia e Brasil lideram a parte negativa do ranking, do outro lado do espectro, nações como Coreia do Sul, Irlanda e Polônia apareceram como as mais conscientes do globo. Para realizar o cálculo, os pesquisadores produziram 12 questões e as compararam com as suposições da população com dados reais.

No Brasil, por exemplo, os entrevistados se mostraram especialmente ruins em falar sobre a idade média do povo brasileiro, que é de 31 anos (o palpite foi 56) – demonstrando falta de conhecimento sobre a própria realidade e informações cruciais básicas e comuns de uma nação.

Outra questão em que os brasileiros encontraram dificuldades foi: “A cada 100 pessoas, quantas você acha que têm 14 anos ou menos?”.

Embora a média dos chutes tenha resultado em 39, a resposta correra era 24. Uma das questões que também fracassamos foi em relação a mulheres no poder.

Enquanto a população acredita que 31% dos políticos são mulheres, a verdade é que o número é bem menor do que isso, ficando a meros 14% – demonstrando novamente falta de conhecimento geral e político sobre a real situação brasileira. 

Para “Qual a porcentagem de imigrantes no seu país, os brasileiros responderam 25%, embora apenas 0,3% da população aqui seja estrangeira.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 16 de outubro de 2015, com cerca de 1.000 brasileiros, mas os dados foram liberados de forma oficial há pouco tempo.

No entanto, se você acha que podemos melhorar nossa pontuação no ranking, os pesquisadores disponibilizaram um ‘quis’ online para que todo mundo possa testar os conhecimentos acerca do próprio país. Basta acessá-lo através deste link.

O único problema, em questão, é que para responder o ‘quis’ você precisa saber ler em inglês – o que talvez não seja o forte do nosso país, o que dificultaria ainda mais nossa posição na pesquisa. Na dúvida, tente usar o tradutor do navegador Google Chrome.

Fonte: O Tempo / IPSOS / Indy 100  Foto: Reprodução

Jornal Ciência