Fenômeno raríssimo é filmado pela primeira vez no Brasil

de Gustavo Teixera 0

Um fenômeno raríssimo conhecido como “Gigantic Jets”,ou também Evento Luminoso Transitório,foi filmado pela primeira vez no Brasil pelo estudante de meteorologia Diego Rhamon que faz parte do projeto Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) que é uma rede de miniestações equipadas com câmeras espalhadas pelo país.

Conhecido também como Jato Gigante, o fenômeno foi registrado em Campina Grande, na região do Agreste do Paraíba nesta segunda-feira, dia 13. 

O fenômeno é um raio atmosférico superior, e acredita-se que ele seja eletricamente conduzido pelo plasma luminoso existente nas reações que ocorrem em tempestades com nuvens cumulonimbus, que é um tipo de nuvem caracterizado por um grande desenvolvimento vertical.

Esse fenômeno é tão raro e poderoso que pode se estender por vários quilômetros em relação à sua tempestade de origem, além de durar pouquíssimo tempo. Nesse caso, o Evento Luminoso Transitório tinha 84 quilômetros de altura e foi possível observá-lo a olho nu.

Esse vídeo é muito importante, pois não existem muitos relatos deste fenômeno nos centros de pesquisa do país e foi o primeiro caso registrado no Brasil. Na verdade, no mundo todo existem poucos vídeos deste acontecimento raríssimo.

Confira o vídeo impressionante:

Fonte: Bramon Fotos: Reprodução / Bramon

Jornal Ciência