Brasil é o país com a maior diversidade de árvores

de Merelyn Cerqueira 0

Segundo um levantamento publicado no periódico Journal of Sustainable Forestry, o Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo.

São cerca de 8.715 espécies, representando cerca de 14% de um total de 60.065 que existe em todo o planeta.

Em segundo lugar na lista, ficou a Colômbia, com 5.776 espécies e a Indonésia 5.142. Com informações da BBC News

bioma-floresta-amazonica

O estudo, realizado pela Botanical Gardens Conservation International (BGCI), uma ONG que detém dados de 500 jardins botânicos em todo mundo, também mostrou que 58% das espécies de árvores do planeta são encontrados em um país.

Em outras palavras, há países que contêm exclusividade de espécies, então elas são consideradas vulneráveis ao desmatamento humano e eventos climáticos extremos.

Enquanto o Brasil foi considerado o país com maior diversidade de árvores, a região da América do Norte apresentou o menor número, com menos de 2 mil espécies. 

Segundo os pesquisadores, o levantamento demorou muito tempo para ser feito e ainda não está completamente pronto.

A cada ano, cerca de 2 mil novas plantas são descritas em uma base de dados online feita pela Global Tree Search. Como seus dados ainda estão sendo organizados, estes números não podem ser considerados finais, uma vez que há mais árvores a serem estudadas.

Sobre a aplicação do estudo, assume-se que ele possa contribuir para a conservação das espécies – uma vez que foram determinadas suas localizações geográficas – bem como ajudar na identificação de árvores raras e ameaçadas de extinção.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência