Fóssil: Árvore de 350 milhões de anos é encontrada e era completamente diferente de tudo o que conhecemos

de OTTO HESENDORFF 0

Cientistas do Colby College, nos EUA, descobriram um fóssil de árvore que desafia a compreensão atual sobre as florestas primitivas. A espécie Sanfordia densifolia, encontrada em New Brunswick, Canadá, data de 350 milhões de anos e apresenta características únicas.

As folhas desta árvore pré-histórica mediam quase três metros, sustentadas por um tronco fino e reto, sem galhos, de aproximadamente três metros de altura e 16 centímetros de diâmetro. “É como se a árvore tivesse saído de um filme de ficção científica”, comentou um dos pesquisadores.

A preservação excepcional do fóssil, incluindo detalhes das folhas e o topo da planta, oferece insights importantes sobre as primeiras florestas da Terra. Durante o período Carbonífero, as florestas começaram a desenvolver uma estrutura em camadas, com espécies de diferentes alturas e adaptações à luz variável.

Robert Gastaldo, coordenador do estudo, destacou a impressionante maneira como a Sanfordia densifolia produzia folhas longas ao redor de seu tronco esguio. “É um lembrete de que as formas de vida são incrivelmente diversas e adaptativas”, afirmou.

A estrutura da árvore sugere que ela se adaptou para maximizar a captação de luz solar, uma necessidade crítica no denso ambiente florestal do Carbonífero. “Essas árvores estavam crescendo em condições desafiadoras, competindo intensamente por luz e recursos”, explicou Gastaldo.

A equipe acredita que a Sanfordia densifolia possa ter sido uma das primeiras espécies arbóreas a formar o chamado sub-bosque. Sua estrutura única e as folhas adaptadas para captar luz de forma eficiente são indícios de um período evolutivo inovador.

A preservação das árvores se deveu a terremotos que afetaram a região, soterrando-as rapidamente e permitindo a fossilização antes da decomposição. “É fascinante como eventos geológicos contribuíram para a preservação deste fóssil único”, acrescentou um geólogo da equipe.

Esta descoberta não apenas ilustra a complexidade das primeiras florestas, mas também destaca a importância da diversidade e da adaptação no reino vegetal.

“Estamos apenas começando a entender a rica história da vida na Terra”, concluiu Gastaldo. O estudo foi publicado na revista Current Biology.

Fonte(s): Current Biology Foto(s): Reprodução / Tim Stonesifer

Jornal Ciência