Anéis de crescimento de árvores podem prever o futuro sobre as próximas mudanças climáticas

de Bruno Rizzato 0

Estudar o corte seccional de árvores pode ajudar os cientistas entenderem o passado e também poderá ser usado para prever o futuro.

Pesquisadores estão observando anéis de crescimento de árvores (círculos presentes no interior de troncos cortados) para explicar padrões climáticos do passado, como as secas e as chuvas. A combinação de dados dos anéis permitiu-lhes criar um atlas das variações climáticas ao longo dos últimos 2.000 anos. Essa informação também poderia ser usada para prever futuras épocas de seca, tempestades e conflitos.

O projeto foi publicado na revista Science Advances, e é chamado de “Old World Drought Atlas” (OWDA), que significa algo como “Atlas da Seca do Mundo Antigo”.

O seu principal autor, Edward Cook, biólogo da Universidade de Columbia, nos EUA, já realizou projetos semelhantes usando árvores para criar mapas cronológicos da seca na Ásia e na América do Norte. Ele acredita que a combinação dos três atlas poderia lançar luz sobre as causas globais de seca e variações climáticas. Por exemplo, o estudo destacou que uma dessas causas, a Oscilação do Atlântico Norte, afeta os padrões climáticos na Europa e, especificamente, torna o continente mais úmido ao norte dos Alpes e mais seco ao sul deles.

O OWDA também ajudou a analisar, retrospectivamente, os eventos históricos do ponto de vista climático. Por exemplo, a fome que assolou a Irlanda entre 1740 e 1741 era explicada por um inverno excepcionalmente frio, mas o atlas mostra que a baixa precipitação durante a primavera e o verão de 1741 também poderia ter desempenhado um papel importante.

O atlas também permitiu que os pesquisadores visualizassem a progressão da precipitação excessiva na Europa, entre 1315 e 1317. Esta última análise mostrou que o cultivo de alimentos era quase impossível, provocando a fome em todo o continente.

Uma melhor compreensão desses processos pode até mesmo tornar possível que acontecimentos problemáticos sejam previstos. Por exemplo, uma recente seca no Oriente Médio pode ter sido um fator crucial para a erupção de revoltas e guerras civis na área, anos atrás.

Cook, cofundador do Tree Ring Lab, no Observatório Lamont-Doherty Earth, da Universidade de Columbia disse: “O OWDA preenche uma lacuna geográfica de dados importante para determinar os padrões de variabilidade climática do passado. Isso é importante para a compreensão das causas de megassecas, e é relevante para testar hipóteses de mudanças climáticas. Você não pode começar isso de um local em um mapa. Esse é o diferencial entre os atlas e todos esses registros históricos maravilhosos. Os registros não dão a você os padrões de larga escala”.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência