Árvores tão grandes que mais parecem florestas

Se você pensa que a foto abaixo é de uma floresta, está completamente errado!

 

Incrivelmente, é apenas uma árvore do tipo Banyan. Essas imagens revelam que, se deixada imperturbável, a espécie de árvore pode chegar a um tamanho assustador. Encontrada no Jardim Botânico Acharya Jagadish Chandra Bose, na Índia, a árvore tem cerca de 250 anos de idade é chamada The Great Banyan – e sua copa agora cobre uma incrível área de 3.5 hectares, se estendendo por 411 metros de um lado para o outro.  

    arvores-que-parecem-florestas_01

Bizarramente, o dossel não é formado de ramos, mas sim de 3.600 raízes aéreas, de acordo com a Atlas ObscuraEsse crescimento repentino agora se estende além de uma estrada que foi construída em torno dela para que os visitantes pudessem admirar sua extensão. O tronco tem pouco mais de 15 metros de diâmetro, mas foi removido no século 19 depois de ficar doente. Surpreendentemente, há uma árvore que é ainda maior do que o Grande Banyan.

arvores-que-parecem-florestas_02

Chamado Thimmamma Marrimanu também na Índia, em Andhra Pradesh, o dossel desta árvore é oficialmente o maior do mundo. Ele mede 4.7 hectares, ou mais de 200.000 metros quadrados. As árvores na Índia são muitas vezes o foco para a socialização, com as comunidades se reunindo em torno de espécimes nos centros das aldeias para conversar e relaxar.

arvores-que-parecem-florestas_03

A primeira árvore Banyan na América foi plantada por Thomas Edison em Fort Myers em 1925. Era uma muda pequena (de pouco mais de 1 metro) naquela época, mas acabou chegando a um acre de diâmetro. E não pense que essas árvores que parecem florestas são exclusivas do exterior, no Nordeste do Brasil podemos encontrar o maior cajueiro do Mundo com uma extensão de aproximadamente 8.500 m², o perímetro de aproximadamente de 500 metros produz em média 70 a 80 mil cajus por safra. Seu tamanho equivale ao de 70 cajueiros.

arvores-que-parecem-florestas_04

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência