Irlanda pode fazer história com fim do investimento em combustíveis fósseis

de Julia Moretto 0

A Irlanda está perto de se tornar o primeiro país do mundo a se desvincular completamente dos combustíveis fósseis, graças a um novo projeto de lei recentemente aprovado pelo Parlamento Irlandês.

 

Se for aprovada após revisão, a votação – que passou com 90 votos a 53 votos – suspenderia o financiamento público de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás do Fundo de Investimento Estratégico da Irlanda, de 8 bilhões de euros. Não podemos aceitar suas ações, enquanto milhões de pobres nas nações subdesenvolvidas sofrem as consequências das forças de mudança climática, como resultado a fome, a emigração em massa e a agitação civil“, disse o deputado Thomas Pringle.

 

Nesta fase, o projeto de lei ainda tem que ser assinado após a revisão. Se passar, o Fundo de Investimento Estratégico Irlanda teria que abandonar todos os investimentos em empresas de combustíveis fósseis ao longo dos próximos cinco anos.

 

Isso significa que o dinheiro público iria parar de ir para empresas como a Exxon. E também impedirá o país de investir em empresas de combustíveis fósseis no futuro. Ainda não se sabe onde serão usados os fundos liberados, embora a Autoridade de Energia Sustentável da Irlanda (SEAI) seria uma boa candidata a receber os investimentos.

 

O sistema político irlandês está agora finalmente reconhecendo o que a esmagadora maioria das pessoas já sabe: que para ter uma chance de lutar contra as mudanças climáticas catastróficas, temos de eliminar os combustíveis fósseis e parar o crescimento da indústria que está nos levando a esta crise“, disse o Eamonn Meehan, diretor-executivo de uma instituição de caridade. A medida foi aplaudida por grupos ambientais em todo o país.

 

O projeto de lei também marca a primeira vez que um país inteiro se despoja totalmente de combustíveis fósseis, embora alguns tenham começado a andar nesse sentido. Em 2015, a Noruega decidiu abandonar o carvão, retirando cerda de € 7,4 bilhões – US$ 8 bilhões – de investimento. Mas o país ainda não se livrou de todos os combustíveis fósseis.

 

Além da decisão sobre o financiamento das empresas de combustíveis fósseis, o Parlamento Irlandês também está começando a examinar sua relação com faturamento hidráulico – um processo controverso para obter gás natural do interior das camadas rochosas subterrâneas usando a água.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência