Fim do petróleo? Até 2022, carros poderão usar gasolina feita de cerveja, diz estudo surpreendente

de Merelyn Cerqueira 0

Químicos da Universidade de Bristol, na Inglaterra, conseguiram utilizar cerveja para criar uma fonte renovável de combustível para substituir a gasolina.

Eles verificaram que o etanol presente na bebida poderia ser convertido em butanol por meio de um catalisador. O processo, segundo eles, poderia entrar em produção de larga escala até 2022, sem a necessidade de aprimorar os carros, segundo informações do Daily Mail.

O etanol, principal ingrediente das bebidas alcoólicas, já é usado como uma alternativa à gasolina em todo o mundo. No entanto, não é visto como uma substituição ideal, uma vez que tem um menor aproveitamento de energia e por ser bastante corrosivo aos motores.

Mas, os cientistas britânicos descobriram uma nova maneira de aproveitar o etanol de bebidas – particularmente da cerveja – para a criação de um combustível renovável e melhor do que a versão atual do etanol.

Em condições laboratoriais, os químicos conseguiram converter o etanol em butanol, que embora seja semelhante ao primeiro, pode ser considerado uma fonte de combustível muito melhor.

“Um dos grandes benefícios de usar butanol como combustível é que ele pode ser usado em carros atuais sem modificações”, disse o professor Duncan Wass, principal autor do estudo.

“Esta é uma substituição rápida para gasolina atual. O etanol seria convertido em butanol em escalas semelhante à indústria petroquímica ou de refinação atual, e então o butanol seria colocado no carro pelo consumidor”, explicou.

O método utilizado pelos pesquisadores transforma o etanol em butanol por meio de um catalisador, um produto químico que acelera uma reação. Atualmente, o processo é capaz de produzir apenas uma pequena quantidade do produto final, insuficiente para encher o tanque de um carro. Logo, precisa ser aprimorado – e os cientistas acreditam que isso poderia acontecer nos próximos cinco anos, se tudo der certo.

“No momento, a fermentação do trigo é a principal fonte no Reino Unido – daí a ideia da cerveja. Já nos Estados Unidos é o milho”, acrescentou o professor Wass. Embora a cerveja possa ser usada para produzir o combustível, os cientistas ainda não têm planos de “bater de frente” com a indústria de bebidas.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Wikimedia

Jornal Ciência