Combustível feito de folhas biônicas tem potencial para substituir o petróleo, diz pesquisa

de Merelyn Cerqueira 0

Cientistas da Universidade de Harvard, EUA, criaram uma célula solar, descrita como “folha artificial”, que usa energia solar para transformar dióxido de carbono e água em combustíveis renováveis. A descoberta gerou um produto similar ao óleo, que foi nomeado de “super combustível”. Os pesquisadores usaram o mesmo método da fotossíntese das plantas para criá-lo, mas por meio da adição de dióxido de carbono à água para fazer um hidrocarboneto.

Na fotossíntese, a glicose é produzida pela transformação do dióxido de carbono em glicose por meio da energia solar. O processo concebido pelos cientistas utiliza folhas artificiais e energia solar para transformar água e dióxido de carbono em combustíveis semelhantes aos formados a partir do petróleo. A energia criada é armazenada imediatamente, algo que não acontece com os painéis solares convencionais – que a convertem imediatamente em eletricidade.

De acordo com os pesquisadores, normalmente, as plantas convertem apenas um por cento da luz solar em combustível, mas as folhas artificiais fazem isso em à taxa de 10%. De acordo com Daniel Nocera, de Harvard, “ainda há muito a ser feito.Nós podemos ser muito melhores do que a natureza em utilizar o Sol para fazer combustíveis. Acho isso realmente encorajador”, disse ele em um artigo publicado na revista Science.

A equipe de Illinois desenvolveu um catalizador, chamado de “nanoflake tungsten diselenide” (nanoflocos de disseleneto de tungstênio), que converte simultaneamente o monóxido do carbono da folha em energia – o que se mostrou mais eficiente do que os catalisadores metálicos convencionais. Logo, quando combinada com hidrogênio, o monóxido de carbono produz um combustível chamado de gás de síntese, que pode ser utilizado como base para hidrocarbonetos.

Segundo um dos pesquisadores, Amin Salehi, o catalisador é 12 mil vezes melhor na produção do que os metais nobres e 20 a 30 vezes mais barato. Ele também acredita que poderia ser usado em conjunto com as centrais de energia convencionais para produção de combustíveis.

Para Nocera, a técnica não mostrou impedimentos graves e tem tudo o que é necessário para ser transformada em um produto utilizável. “A Ciência está fazendo seu trabalho. As pessoas não percebem que enquanto estão dormindo à noite em suas camas, os cientistas estão fazendo as descobertas necessárias para fornecer energia renovável para o planeta”, disse. “Se houvesse um sentido maior de urgência, isso iria acontecer”.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Harvard ]

Jornal Ciência