Craniossinostose: criança de dois anos passa por cirurgia para quebrar e reconstruir o crânio

de Merelyn Cerqueira 0

Vítima de uma condição rara que é capaz de espremer o cérebro, a menina poderia ter terminado cega ou com danos cerebrais permanentes

Grace Turner-Willians, de Llangollen, Denbighshire, Reino Unido, nasceu com craniossinostose, uma condição rara que fazia com que suas placas do crânio (suturas craniais) fossem prematuramente fundidas causando o esmagamento do cérebro.

Se não tratada, a condição pode trazer várias consequências, como cegueira, convulsões e danos cerebrais permanentes. No entanto, após uma cirurgia de quase 8 horas, a garotinha de apenas dois anos de idade, para a surpresa dos médicos, está se recuperando muito bem. 

craniossinostose-01

A operação consistiu em quebrar e remendar o crânio da forma correta. Porém, isso causou um inchaço muito grave que deixou Grace impossibilitada de abrir os olhos nos dois primeiros dias após a cirurgia.

Rosanna Turner, 23 e Nikki Williams, 24, pais de Grace, estão ansiosos para que ela comece a estudar ainda esse ano: “Nossos parentes tinham comentado sobre a forma diferente da cabeça dela, mas como somos pais de primeira viagem, presumimos que fosse algo normal”, disse a mãe da menina.

craniossinostose-02

Ao contrário de outros recém-nascidos, que possuem uma abertura no crânio para permitir que o cérebro tenha espaço para crescer, o crânio de Grace tinha se fundido prematuramente, como consequência da craniossinostose. A condição não tinha sido notada na menina até os oito meses de vida, quando sua avó, Linda Turner, de 56 anos, notou que a moleira em sua cabeça tinha se fechado.

craniossinostose-03

Os pais ficaram devastados quando receberam o diagnóstico de Grace que confirmava que ela precisaria de uma cirurgia extremamente complexa. “A operação foi o momento mais aterrorizante de nossas vidas, mais ela saiu de lá sorrindo, ela é uma menina muito corajosa”, disse Rosanna.

“Eu ficava me perguntando se estávamos fazendo a coisa certa, estava apavorada que algo acontecesse com ela ou que ela saísse da cirurgia parecendo um bebê completamente diferente”, completou. No entanto, Grace está completamente recuperada e segundo a mãe “ela é a menina mais corajosa do mundo”.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência