Médicos têm ataque de riso e adiam cirurgia após ver desenhos que o paciente fez no corpo

de Redação Jornal Ciência 0

Médicos salvam vidas há séculos e a importância desta profissão é inegável em nossas vidas. A medicina evoluiu, e hoje temos vários tratamentos modernos que impressionam. 

Apesar da modernidade e de todas as evoluções tecnológicas, erros acontecem. Infelizmente, toda cirurgia possui riscos que devem ser considerados. 

Além dos riscos, existe a possibilidade de falha humana. Isso, é claro, é algo que nenhum de nós espera de um profissional.

Uma imagem tornou-se viral após ser postada com suas devidas explicações. Você já deve ter lido casos de pessoas que vão operar, por exemplo, o joelho direito e acordam com o esquerdo operado. 

Erros como este, apesar de parecer absurdamente inacreditável, já ocorreram em diversos países, várias vezes.  

Há relatos de pessoas que foram amputar um membro, e acabaram tendo o outro membro saudável amputado. Erros como operar o olho saudável no lugar do doente, também já foram registrados, além de diversos outros.

Entendendo o que ocorreu

Este caso em questão é de um rapaz norte-americano que, com medo de ter seu joelho saudável operado erroneamente, decidiu deixar um “lembrete” para os médicos.

Pedir para um paciente pegar uma caneta e marcar onde seria a “área danificada”, talvez não seja completamente absurdo. Foi exatamente o que os médicos fizeram, por uma questão de precaução. Mas, ninguém imaginaria o que a criatividade poderia gerar.

Reddit

O paciente, que foi identificado apenas pelo nome de usuário “Dreble”, publicou na famosa rede social Reddit, sua história.

Para ele, a anestesia geral era algo um pouco assustador. Simultaneamente, a ansiedade de sentir seus efeitos o estava deixando agoniado, então, resolveu se distrair com uma caneta.

Em síntese, o garoto usou seu humor para distrair os médicos, mas também para ter certeza que nada ocorreria de errado com o joelho saudável.

Logo depois, quando os médicos perceberam os desenhos, tiveram ataques de risos, e precisaram adiar a cirurgia por 30 minutos por não conseguirem se controlar.

Relatando o caso dos médicos

No Reddit, o paciente contou seu caso:


“Eu fiz uma cirurgia no joelho quando era adolescente. Os médicos me trouxeram uma caneta e me pediram para circular o joelho correto e colocar um X no outro, e então saíram do quarto. Eu fiz exatamente como instruído. Depois, eu desenhei setas em direção ao círculo e escrevi ‘Operar aqui’ e desenhei mais Xs na outra perna e escrevi ‘Não toque’. Fiquei sentado lá entediado por mais 30 minutos escrevendo coisas aleatórias em todo o meu corpo como ‘Você não pode pegar meu apêndice’ e ‘Por que você está olhando aqui em cima? Concentre-se no joelho’. Eu até fiz a minha mãe escrever nas minhas costas algo como ‘Se você pode ler isso, está do lado errado. Vire-me’.

Então me cobri com o lençol e o anestesista apareceu. Contaram-me que eu disse algumas coisas estranhas enquanto estava apagando, mas essa é uma história diferente. A cirurgia correu bem, tive que ficar no hospital durante a noite. Quando o médico entrou no meu quarto para me checar, ele disse que eu tinha atrasado o cronograma deles porque quando eles me descobriram e viram todas as notas que escrevi, riram por 10 minutos. Quando finalmente conseguiram manter a compostura, me rolaram de lado para me colocar na mesa de operação, viram a nota nas minhas costas e começaram a rir de novo. Ele disse que a cirurgia foi iniciada cerca de 30 minutos depois do que deveria, graças aos meus desenhos e anotações”.


O relato foi publicado em diversos sites ao redor do mundo.

Fonte: Bored Panda Foto de Capa: Reprodução / HypeScience

Jornal Ciência