Adolescente usa técnica inusitada para estudar e consegue passar em medicina em primeiro lugar na USP

de Merelyn Cerqueira 0

Gabriel Mattucci, 17 anos, de Sorocaba (SP), conseguiu passar em primeiro lugar para um curso de medicina após utilizar um método de estudo pouco convencional. 

 

Colocando de lado os cadernos, ele resolveu fazer pequenas anotações em notas adesivas coloridas e colá-las nas paredes de casa.

Considerando que Medicina na Universidade de São Paulo (USP) é um dos cursos mais concorridos do Brasil, ele resolveu se dedicar completamente. Sem abrir mão do lazer e vida social, ele só começou a intensificar os estudos quando o exame se aproximava. No entanto, começou a estudar desde o início do ensino médio, na intenção de evitar um acúmulo no último ano.

 

Aluno de uma escola particular em Sorocaba, ele abriu mão de cursinhos pré-vestibular e resolveu estudar apenas em casa – utilizando as paredes. Foram necessárias dezenas de notas adesivas coloridas para resumir tudo o que precisava.

O foco de Mattucci não era teoria, mas sim realizar exercícios e algumas provas da Fuvest mais antigas (desde 1977).

 

Segundo ele, os elementos mais importantes que contribuíram para seu sucesso foram: ter realizado simulados de vestibulares antigos, ter diluído os estudos (começou a estudar desde o primeiro ano do ensino médio), não ter abandonado a diversão e o apoio que recebeu dos professores.

 

Além de passar na Fuvest, que garante vaga no campus da capital paulista, Gabriel também foi o primeiro colocado no SISU (Sistema de Seleção Unificada) para a USP de Bauru, interior de São Paulo. Ele afirmou que ainda não sabe qual das duas opções escolherá.

[ Fonte: Tribuna de Jundiaí]

[ Fotos: Arquivo Pessoal]

Jornal Ciência