Uma serpente e um cajado. Por que esse é o símbolo da Medicina?

de Julia Moretto 0

Quando pensamos na importância da Medicina no mundo e no conhecimento que os médicos têm, não passa pela nossa cabeça que o símbolo que representa a profissão seja uma serpente enrolada em um cajado. Porém, é!

E tem mais, esse desenho também é impresso nos uniformes e embalagens farmacêuticas. Mas você sabe por que esse desenho se tornou emblema para a profissão? Muitas pessoas brincam dizendo que se o paciente sobreviver, o médico cobra e se morrer, cobra do mesmo jeito. Mas a história correta é ainda mais interessante.  

sombolo-da-medicina_02

Segundo os especialistas, existem duas versões que explicam o símbolo. A versão alada é conhecida como um caduceu, e a vara é um bastão feito pelo deus do Olimpo Hermes. Segundo a mitologia grega, Hermes foi um mensageiro entre os deuses e os humanos (o que explica as asas) e um guia para o submundo (de acordo com o cajado). Ele também era um padroeiro dos viajantes, fazendo com que sua relação com a medicina fosse adequada, já que antigamente os médicos precisavam percorrer grandes distâncias a pé para socorrer seus pacientes.

Em uma das versões do mito de Hermes, ele recebe o bastão do Deus da cura, Apolo. Já em outra versão, ele recebe de Zeus, o deus dos deuses, entrelaçado a duas fitas brancas. Mais tarde, as fitas foram substituídas por serpentes, porque segundo a história, Hermes utilizou a vara para separar a briga de duas serpentes. Elas se enrolaram no objeto e permaneceram em harmonia e equilíbrio.

Outra explicação sobre o símbolo é o bastão de Asclépio, que só tem uma serpente e não possui asas. Considerado o semideus grego da Medicina, ele é filho de Apolo e da princesa humana Corônis. De acordo com a mitologia, ele conseguiu recuperar a saúde dos enfermeiros e fazer com que os mortos voltassem à vida.

Em uma lenda, Zeus matou Asclépio com um raio porque ele estava modificando a ordem natural do mundo, ao livrar as pessoas da morte. Outra história, já diz que a punição foi porque Asclépio aceitou dinheiro em troca de seus poderes. Após sua morte, Zeus colocou Asclépio entre as estrelas de Ophiuchus, o Serpentário, ou “portador da serpente”.

Os gregos acreditavam que as serpentes eram sagradas e as usavam em rituais de cura para honrar Asclépio, pois seu veneno era corretivo e sua pele era vista como símbolo de renascimento.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Live Science / Pixabay ]

Jornal Ciência